Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Assistentes Sociais de Tocantinópolis Comemoram Data e Falam do Dia a Dia da Profissão

Data do post: 23/05/2017 18:30:52 - Visualizações: (1615)

Com o tema “Na luta de classes não há empate: assistente social, profissional em defesa das liberdades democráticas”, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social comemorou na última sexta-feira (19), o Dia do/a Assistente Social. 

Dirceu LenoA data é celebrada em 15 de maio, que tem como objetivo dar visibilidade à profissão e suas bandeiras de luta.

Abrindo o encontro com chave de ouro, a Banda Municipal de Tocantinópolis, regida pelo maestro Dário Cardoso, como de costume fez uma pela apresentação. Em seguida, assistentes sociais que já atuam na área e outros que ainda estão na graduação, discutiram a conjuntura brasileira de retrocessos, código de ética, bem como a representatividade do Conselho Regional de Assistência Social nas cidades do interior do estado, tendo como princípio o chamamento da categoria para refletir e seguir na luta em defesa da efetivação de seus direitos, tendo como foco, a população.

“O encontro nos possibilitou a destacar o compromisso da categoria em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais, tendo em vista ser uma profissão que, impulsionada pelo movimento de redemocratização do país, reescreveu seu Código de Ética, adotando valores que foram se aperfeiçoando e se tornaram princípios que, hoje, almejam alcançar, no horizonte, um projeto societário sem exploração e dominação de classe. E através dessas lutas, hoje, é uma profissão que vem se transformando, ao longo dos anos, para Dirceu Lenocontribuir não só no combate à desigualdade, mas também na construção de uma sociedade justa e igualitária”, destacou a assistente social do CRAS, Patrícia Amanda.

A secretária de Assistência Social, Eleny Araújo aproveitou o ensejo para parabenizar os profissionais pela celebração do dia, destacando a luta e a importância da classe para sociedade. “O assistente social desenvolve um papel muito importante na sociedade, e estamos aqui para dar apoio e ajudar no que for preciso. Entendemos que essa luta é justa e que merece ser reconhecida por todos, porque o papel do assistente social para a sociedade é de extrema relevância, por isso queremos que a cada dia possam conquistar mais direitos, porque quem ganha com tudo isso não é só os assistentes sociais, mas também a população”, enfatizou Eleny dizendo que é por meio do assistente social que a população também é beneficiada com a concretização dos direitos assegurados em lei.

Dia 15 de Maio

O Dia Nacional do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto Federal nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis