Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Equipe do Nudeca Leva Orientações Sobre Adoção ao Lar Batista

Data do post: 24/05/2017 17:55:49 - Visualizações: (911)

Como parte da programação da Semana da Adoção, abrigos e casas de acolhida na Capital e região estão sendo visitados pela equipe do Nudeca – Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos, da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins. 

Defensoria Pública-TONa manhã desta quarta-feira, 24, a defensora pública Larissa Pultrini e equipe do Nudeca visitou o Lar Batista F.F. Soren, instalado na região de Luzimangues, em Porto Nacional. O abrigo já conta com 74 anos de história no Tocantins e acolhe crianças de 0 a 18 anos de idade, que foram abandonadas pelos pais, ou sofreram algum tipo de violência física e/ou emocional e precisaram ser destituídas dos familiares.

Na ocasião, a Defensora Pública visitou as instalações do Lar, conversou com as mães sociais (voluntárias que atuam no abrigo) e equipe de direção, com o objetivo de conscientizar e orientar sobre a adoção legal, tema trabalhado neste ano na campanha da Semana da Adoção (“Adoção Legal, segura e para sempre”). Desta forma, assuntos como direitos e deveres, Estatuto da Criança e do Adolescente, apadrinhamento, vínculos afetivos, reintegração familiar, adoção ilegal, Cadastro Nacional de Adoção, adoção tardia, atendimento jurídico e assistência às crianças foram tratados.

Defensoria Pública-TOAssistente social e diretora do Lar, Judite Rocha explicou que o local atende atualmente nove pessoas, com idade de 6 a 15 anos. O espaço conta com quatro casas-lares e ainda sala de jogos, sala de estudos, ambulatório médico e odontológico, refeitório, brinquedoteca e quadras de esportes para práticas culturais e esportivas. Segundo a diretora, 60% das despesas do espaço são custeadas por doação e os 40% restantes pela Junta de Missões Nacionais, da Igreja Batista. Além disso, é forte o trabalho voluntário ao qual a diretora intitula como uma “rede de voluntários”. “Temos voluntários em todas as categorias, desde o atendimento médico das crianças, reforço escolar e atividades de lazer. Trabalhamos também com as portas abertas à comunidade, onde também trabalhamos com ações de bem-estar e de socialização com as nossas crianças”, explica Judite.

Defensoria Pública-TOSemana

Na programação da Semana da Adoção já foram visitados a Casa Acolhida e a Casa de Acolhimento Raio de Sol, ambas em Palmas. Há ainda atendimento diário no balcão de orientações, elaboração de protocolo de atuação e vistoria no Hospital Dona Regina. O tema neste ano da Semana da Adoção é “Adoção Legal, segura e para sempre” e o objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância de se observar o devido processo legal nos trâmites da ação de adoção. “A regularidade de todo o procedimento resultará em uma adoção legal, segura e definitiva, com consequências positivas para o menor, a família adotante, a família biológica e toda a sociedade”, explica Larissa Pultrini.

Interessados em tirar dúvidas ou receber orientação sobre o processo de adoção podem procurar o Balcão de Atendimentos, até quinta-feira, 25, na recepção da Defensoria Pública, em Palmas, das 8 às 12 horas. Uma equipe estará disponível para tratar de assuntos sobre Defensoria Pública-TOadoção legal, por exemplo, a entrega consciente, fila de adoção, regularização de guarda, entre outras. Conforme Larissa Pultrini, será um momento para que a Instituição aprimore o atendimento à demanda de adoções, visibilizando a importância da garantia para a efetivação do direito da criança e do adolescente em ter uma família avalizada. “Queremos disseminar conteúdo técnico-jurídico sobre o tema, aprimorar a atuação e a mediação da Defensoria Pública no que diz respeito a causas e conflitos envolvendo a temática, enfatizando quão prejudicial é a adoção feita de maneira irregular para todos os envolvidos e para a sociedade em geral”, destaca.

Lar

O Lar Batista F.F. Soren funciona desde 28/04/1942, inicialmente na cidade de Itacajá/TO. O local abriga em casas lares crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, encaminhadas pelo Juizado da Infância e da Juventude e Conselho Tutelar. Em ambiente seguro e acolhedor são assistidas de forma integral, preparando-as para a vida futura e buscando sua reinserção aos lares de origem ou adoção por família substituta. Projetos em diversas áreas temáticas são desenvolvidos com o apoio de parceiros, incluindo igrejas, universidades, empresas, instituições de saúde e profissionais voluntários.

Fonte: Defensoria Pública-TO