Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Projeto 'Uso Indevido de Mochilas Escolares' é Desenvolvido nas Unidades de Ensino de Tocantinópolis

Data do post: 09/06/2017 19:26:21 - Visualizações: (1533)

Dados mostram que muitas crianças levam mais de cinco quilos em material escolar, bem acima do recomendado por especialistas, que é de até 10% do peso do aluno. 

Dirceu LenoPara tentar diminuir a incidência de problemas posturais na idade, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Atenção Básica e o Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF), lançam projeto sobre o “Uso indevido das mochilas escolares”.

Nesta quinta-feira (8), a Escola Municipal Alto da Boa Vista II foi a primeira unidade a receber a ação. Segundo a fisioterapeuta Karina Ribas, o projeto visa orientar/sensibilizar tanto os alunos quanto os professores. “Cada vez mais, cresce o número de crianças utilizando mochilas pesadas e de maneira inadequada, o aumentando o surgimento de dores de coluna cada vez mais cedo. Estas posturas inadequadas geram pequenas sobrecargas anormais sobre as articulações, que quando repetidas diversas vezes durante um curto período de tempo promovem um efeito acumulativo podendo resultar numa patologia de origem mecânica”, disse.

O projeto desenvolvido, tem por finalidade trabalhar de forma educativa na postura de crianças que estão na fase escolar de 8 a 14 anos, visando a prevenção de problemas posturais futuros. A consequência de carregar livros, cadernos, agenda, estojos e outros materiais é que vários estudantes já sentem dor nas costas. A maioria deles carrega os materiais escolares na mochila e tudo de uma só vez. Alguns já reclamam de dores, e consequentemente, são encaminhados ao atendimento especializado fisioterapêutico.

Dirceu Leno"A mochila de carrinho ajuda, porém, a gente vê que elas são carregadas totalmente de forma errada porque faz uma flexão lateral do tronco e deveria ser empurrada na frente. Deixar em casa materiais que não serão usados no dia também é uma boa alternativa para evitar problemas”, ressaltou Karina.

O secretário de Saúde, Jair Aguiar ressalta que muitos comprometimentos posturais são detectáveis na infância, dessa forma, o projeto surge como estratégia de prevenção uma ferramenta de fácil aplicação, que levará a criança à pratica de movimentos saudáveis, os quais são facilmente incorporados quando iniciados precocemente.

“O projeto terá como público alvo estudantes e professores da rede municipal e estadual de ensino, do 4° ao 9° ano. A estimativa é atender 1.932 alunos, com vistas a desenvolver uma postura adequada na infância possibilitando padrões posturais corretos na vida adulta, pois esse período é de suma importância para o desenvolvimento do músculo esquelético do indivíduo, sendo que este período há maior probabilidade de prevenção de alterações posturais”, ressaltou Jair.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis