Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Projeto Dia D Contra Raiva é Sucesso em Talismã

Data do post: 13/06/2017 18:32:09 - Visualizações: (788)

Mesmo com pouca idade, o aluno Antônio Victor, estudante do 5º ano da Escola Municipal Doutor Edmar, reconheceu a importância das informações repassadas pelo projeto Dia D Contra Raiva, nesta terça-feira, 13, no município de Talismã. 

Adapec Tocantins“Eu aprendi que nem todo morcego é perigoso, e quem tem que controlar a espécie que se alimenta de sangue é a Adapec, para nossa segurança e do mamífero também”, disse. O aluno foi uma das 400 crianças que participaram do ciclo de palestras realizado em quatro escolas das redes municipal e estadual.

O gerente do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), José Emerson Cavalcante, disse que o município foi escolhido por ter apresentado focos da doença e garante que outras regiões do Estado também serão visitadas. “Estamos levando conhecimento para que toda a comunidade fique por dentro sobre as formas de transmissões, os prejuízos econômicos e a importância da prevenção, uma vez que a raiva é uma zoonose que pode ser transmitida ao homem”, alertou acrescentando que somada a educação sanitária, as equipes de captura de morcegos hematófagos têm monitorado todo o Estado.

A professora da Escola Municipal Talismã, Suzana Duarte, enalteceu a parceria da Agência para fortalecer conhecimentos. “É essencial esse discernimento das espécies de morcegos, bem como esclarecer tudo à cerca do tema abordado”, ressaltou. O estudante do 7º ano, Paulo Vinicius Firmino, complementou. “Aproveitarei muita informação porque na região que eu moro é comum ter morcegos, até mesmo dentro de casa, e aqui aprendi algumas características do morcego hematófago”, afirmou.

Adapec TocantinsGrande parte dos alunos participantes é da zona rural, dos assentamentos que ficam no entorno do município. “Essas informações agregam conhecimentos que serão levados adiante por essas crianças, que se mostraram tão curiosas e interessadas”, disse o diretor do Colégio Estadual de Talismã, Antônio Rodrigues Batista. “É a primeira vez que assisti a uma palestra tão boa, porque vejo morcegos na fazenda, e quando aparece animal sugado a gente achava que era normal”, falou o aluno Elias Borges Rodrigues.  

As palestras foram ministradas pelos inspetores agropecuários: Etel Marques, Tatiana Teodoro, Daniela Helena Ribeiro, Jorge França e José Emerson Cavalcante.

Projeto

O projeto Dia D Contra a Raiva, desenvolvido pela gerência de educação sanitária e o PECRH, iniciou em fevereiro deste ano nos municípios de Santa Tereza do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins.

Fonte: ADAPEC Tocantins