Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Barrolândia Discute Rumos da Assistência Social no Município Nesta Quarta

Data do post: 21/06/2017 17:35:33 - Visualizações: (869)

Nesta quarta-feira, 21, Barrolândia, a 100 km de Palmas, realizou sua VI Conferência Municipal de Assistência Social e a população, juntamente com usuários da política pública, discutiram os rumos da Assistência Social. 

Setas-TOO evento contou com o apoio técnico da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social.

A solenidade de abertura contou com a participação de representantes do executivo e legislativo da cidade, além de uma representante dos usuários da Assistência Social, Rosivania de Bessa. Segundo Rosivania, estar à frente, representando a população, foi um momento único. "É muito importante representar todos os usuários e participar deste momento. Agora sinto ainda mais ânimo para participar da Conferência", disse.

Foi essa participação que destacou a gestora da Setas, Patrícia do Amaral. "Você é a voz de todos os usuários dos nossos equipamentos, a voz de todos os beneficiários. É muito prazeroso estarmos com você buscando o fortalecimento das políticas públicas", afirmou completando sobre o papel da Assistência. "Nosso trabalho é identificar as necessidades das pessoas que nos procuram e dar uma direção aos que precisam de nós, encaminhando para quem compete. Enquanto agentes públicos precisamos olhar para cada um de vocês como únicos", frisou.

Já a secretária municipal de Assistência Social, Luciene Ribeiro, falou sobre o papel primordial da população na Conferência. "Este não é um momento isolado do município, pois as propostas aqui criadas irão para as Conferências estadual e nacional, por isso é importante a participação de todos. É por meio da participação de vocês que iremos garantir direitos e fortalecer os trabalhos já ofertados", afirmou.

Após a cerimônia e aprovação do Regimento Interno, a assistente social da Setas, Rosinalva Alves, ministrou a palestra sobre os eixos se trabalho. Para ela a orientação técnica auxilia a população na elaboração das propostas. "Os protagonistas da Assistência Social são os usuários. Precisamos ouvi-los para entender suas necessidades. É somando a nossas técnicas ao conhecimento deles que as propostas são construídas”, explicou.

Setas-TOOutros Municípios

Ainda nesta semana, o Estado presta apoio técnico a Campos Lindos, Fátima, Brejinho de Nazaré, São Sebastião, Carrasco Bonito e Sampaio. Este apoio é destinado aos municípios com até 20 mil habitantes e que estejam em nova gestão municipal. As Conferências Municipais de Assistência Social deste ano têm como tema Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social e devem ser realizadas pelas cidades do Estado, até o dia 30 de agosto.

Etapas

Na etapa municipal cada cidade deve eleger 20 prioridades do município que serão levadas à Conferência Estadual, sendo dez ações para serem desenvolvidas pelo Município, seis pelo Estado e quatro pela União. No evento também devem ser eleitos dois delegados e seus suplentes para representarem o município.

Após a realização das Conferências Municipais, Estado e Municípios se reunirão em Palmas, em outubro deste ano, para a realização da etapa Estadual. Nela os delegados municipais apresentarão e defenderão suas propostas e as propostas aprovadas serão levadas para a Conferência Nacional que acontece em Brasília.

Fonte: Setas-TO