Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Bonifácio Diz que Empréstimo que Governo quer só Pode ser Aprovado se for Para Obras Prioritárias

Data do post: 23/06/2017 07:13:27 - Visualizações: (2524)

A declaração foi dada durante a reunião das comissões da ultima quarta feira (21), onde Bonifácio diz ser contra o pedido feito para a duplicação de uma estrada em Araguaína, pois no entender do parlamentar, a prioridade seria duplicar a rodovia que liga Palmas a Porto Nacional ou Palmas a Paraíso.

Foto Reprodução TV AssembleiaO sem meias palavras representante do bico bateu de frente com o deputado Elenil da Penha que apresentou proposta para a duplicação da estrada que liga Araguaína ao Setor Novo Horizonte.

Durante suas falas na reunião das comissões que foi presidida pelo Deputado Toinho Andrade, Bonifácio citou que para falar de empréstimo ele agiria com desprendimento, e que os deputados deveriam desarmar os espíritos e que os parlamentares deveriam fazer um pacto com o Governo e com eles mesmos, aprovando o empréstimo apenas para obras prioritárias. "Adianta o deputado Elenil dizer que a duplicação da rodovia na cidade dele é prioritária, é investimento? Investimento foi fazer a estrada". Disse Gomes.

Dando continuidade em suas exclamações o deputado biquense citou ainda que mandar dinheiro para o Tribunal de Contas comprar alguma coisa não é prioridade, e muito menos investir em reformas seria. "Prioridade é o investimento na educação, na saúde, essas são prioritárias. Nós temos que ser responsáveis para tirar tudo que não é prioridade, nem que possa estar  a cidade do governador, do presidente da Assembleia, vamos definir as prioridades. Se não tirarem o que não é prioritário Zé Bonifácio com toda liberdade e franqueza votará contra, ainda vai para a tribuna defender o voto contrário vamos ser responsáveis se nós somos responsáveis nós teremos um empréstimo o mais rápido possível". Explicou o deputado.

Voltando a citar a duplicação da estrada que liga Araguaína ao setor Novo Horizonte Bonifácio foi categórico dizendo o seguinte: "Eu quero fazer aqui um desafio, Deputado Olyntho e o deputado José Roberto vai fazer parte desse desafio de me convencer que a duplicação de Araguaína para o Novo Horizonte é mais prioritária do que daqui a Porto Nacional  aí eu apoio, mais eu duvido. Vossa excelência Deputado Zé Roberto que anda muito, se você me convencer que a duplicação de Araguaína para o Novo Horizonte é mais importante do que daqui para Porto eu apoio. Agora quando esse projeto chegar na Comissão de Finanças eu vou pegar e botar debaixo do braço e vou lá nessa estrada pra mim ver pessoalmente e fotografar. Eu quero agir aqui como que estadista. Estadista mesmo, será se eu tenho cacoete pra isso, pra decidir em torno do bem comum, ou decidir como parlamentar provinciano tal qual vereador que defende ali a sua cidade com unhas e  dentes sem querer saber do restante. Eu quero ajudar o Estado todo, ajudar não, dividir o prejuízo de empréstimo porque empréstimo se paga e paga com juros se não, não é empréstimo". Ressaltou Gomes.

Para explicar seu posicionamento o biquense exemplificou um ato do então Governador Siqueira Campos que segundo Bonifácio, na época, resolveu emprestar dinheiro para os prefeitos, sendo este como forma de adiantamento do ICMS. "Na época eu fiz os cálculos e peguei uma bolada emprestado do Estado e apliquei no Banco do Brasil, aí o juro que o Banco do Brasil pagava sobrava ainda do que eu tinha que pagar para o Estado. Quando terminou o empréstimo a Prefeitura tinha um monte de dinheiro mais só o Siqueira fazia essas loucuras de  emprestar dinheiro para a gente aplicar no banco e ainda ter lucro". Relembrou o deputado que dando continuidade em sua explanação acrescentou: "Vamos eleger as prioridades vamos tirar essas gorduras, vamos desarmar os espíritos e ser pelo menos deputado dessa legislatura, agir em benefício do nosso Estado como um todo. Me provem que Araguaína a Bandeirantes e Novo Horizonte é mais importante  do que Palmas a Porto Nacional ou até Palmas a Paraíso, será que é? Me provem isso que aí eu pedirei perdão a Deus pelas besteiras que eu já falei demais, e vou votar a favor do projeto, mais me provem". Solicitou o deputao biquense.

Em outra oportunidade que lhe foi dada para discursar José Bonifácio ironizou o pedido do deputado Elenil da Penha. "Já imaginou se aqui tivesse 24 Deputados de Araguaína? Araguaína é a dona do Estado tudo para lá não pode tirar nada. Deputado Jorge Frederico mesmo com todo seu entusiasmo num projeto desse naipe você vai votar a favor da duplicação e eu votarei contra e defenderei as prioridades. Não adianta, uma coisa que eu nunca fui foi demagogo. Praticar demagogia barata que se pratica aqui, se eleva e se ensaboa tudo. Olha Deputado Elenil, eu estou dizendo que não sou candidato a reeleição mas,  mesmo não sendo candidato a reeleição eu continuarei sendo político porque eu tenho uma prole política. Eu venho do Deputado Alziro Gomes, meu irmão já foi deputado por cinco mandatos, eu já fui por dois, já fui Senador da República, já fui prefeito, meu filho é prefeito e fui também Vereador por 6 anos. Esta lábia de querer colocar vereador contra mim, de interpretar mal que vossa excelência expert nisso, não me faz ser um demagogo barato. Eu sou, e sempre fui, está aqui Zé Roberto e Toinho, eu sempre fui aqui muito sincero e tomei posições difíceis como tomo posições independentes. Eu não fui Deputado Federal Toinho Andrade, porque o Governo sabendo que ia perder eleição que nós não faríamos a maioria dos deputados me puxou porquê de três deputados que seriam eleitos, só elegia dois porque eu era um deputado independente.  E eu não jugo mal o Governo por ter feito isso, não julgo. Foi o jogo político, eu não estou jogando politicamente porque eu nunca fui de jogar. Eu ajo com sinceridade e eu duvido que tenha nesse Estado, nessa imprensa, eu duvido que tem alguém que não sendo de Araguaína considere que duplicar uma estrada de uma cidade para um povoado é prioridade, é necessidade, é luxo, luxo, luxo, e o deputado Zé Bonifácio enquanto deputado volta com sua consciência agradando ou desagradando. Não tentem jogar o povo ou vereador contra mim não, eu não preciso disso, eu ajo com hombridade e não com demagogia barata como está acontecendo muita aqui nessa Assembleia". Finalizou Bonifácio.

Fonte: Ascom/ Gab. Dep. Est. José Bonifácio