Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Presidente do Naturatins Participa de Atividades Ligadas ao Meio Ambiente em Brasília e Belém

Data do post: 26/06/2017 17:50:58 - Visualizações: (836)

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Herbert Brito (Buti), esteve na última quinta-feira, 22, em Belém - PA, participando de evento promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e Banco da Amazônia (Basa). 

Naturatins-TOO encontro que ocorreu no auditório do Basa e teve como tema Diálogo Público – Amazônia Sustentável: Desafios para o Desenvolvimento Socioeconômico, reuniu governadores e representantes dos os Estados e do Distrito Federal.

Segundo o ministro do Tribunal de Contas da União e vice-presidente do TCU, José Núncio, “o encontro teve como objetivo oferecer contribuições para o planejamento de ações dos governos federal e estaduais, para o desenvolvimento sustentável da região Norte”, salientou.

O presidente do instituto reforçou a importância do evento. “Um encontro como esse promovido pelo TCU em parceria com o Basa, que contou com a participação dos Estados que compõem a Amazônia Legal, discutiu temas da maior relevância relacionados ao desenvolvimento da região. A exemplo de  assuntos relativos a necessidade da integração, ações conjuntas de todos os Estados na busca de um mesmo objetivo, que é o desenvolvimento com sustentabilidade, mas também com a necessidade de haver segurança jurídica”, salientou.

A vice-governadora Claudia Lelis, que na oportunidade representou o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, participou do 1º painel, com o tema O desafio de Desenvolver a Amazônia com Sustentabilidade, juntamente com o governador em exercício do Pará, Zequinha Marinho; e com o ministro do TCU, Jose Núncio.

"O desmatamento, as queimadas e a falta de saneamento são os principais desafios das políticas ambientais e esses obstáculos nós precisamos enfrentar urgentemente", ressaltou a vice-governadora, apresentando números que já mostram grande redução nas áreas desmatadas no Tocantins.

Durante a programação, cinco painéis debateram os desafios locais, as potencialidades e entraves para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, considerando aspectos como inclusão social e distribuição de renda.

Naturatins-TOTambém participaram da abertura do evento, os governadores do Pará, Zequinha Marinho; de Rondônia, Confúncio Moura; o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão; e ministros do TCU. Do Tocantins, acompanham a vice-governadora, a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luzimeire Carreira, e os presidentes do Naturatins, Hebert  Brito; e do Itertins, Julio Cesar Machado. 

Conama

Na última quarta-feira, 21, o presidente do Naturatins esteve no Ministério do Meio Ambiente em reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), quando foi debatido vários temas relacionados ao meio ambiente, tais como a Lei Geral de Licenciamento, em trâmite no Congresso Nacional.

Ainda em Brasília-DF, na última terça-feira, 20, Herbert Brito (Buti), participou de reunião ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema). Na pauta do encontro diversos assuntos ambientais, ocasião que ocorreu também a eleição do novo presidente da entidade senhor Luiz Tarcisio Mossato, do estado do Paraná.

Fonte: Naturatins-TO