Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantins Realiza Primeira Capacitação de Municípios Para Atuarem no Programa Criança Feliz

Data do post: 26/06/2017 18:19:08 - Visualizações: (1150)

A importância da primeira infância no desenvolvimento da criança foi o primeiro tema abordado na capacitação de supervisores e entrevistadores do Programa Criança Feliz (PCF) que iniciou nesta segunda-feira, 26, em Araguaína, a 380 km de Palmas. 

Setas-TOA qualificação é ministrada por multiplicadores da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e atende  a 21 municípios que aderiram ao Programa no Estado.

Para capacitar as equipes que atuarão nas visitas domiciliares nas suas cidades, a equipe da Setas ministrará 40 horas de curso. “Esta capacitação segue as normativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e, após esta semana de curso, os.municípios sairão daqui aptos para iniciar os trabalhos de visitação em suas cidades”, comentou Lucimar Mendes, uma das multiplicadoras da Setas.

Apresentando a primeira infância como base para uma vida saudável, a capacitação, para Eunice Santos, de Araguaína, iniciou mostrando a importância do trabalho a ser desenvolvido. “Ficou bem claro para todos nós que as situações nas quais a criança e exposta desde a gestação são capazes de influenciar ao longo de toda a sua vida. Por isto, a importância de um bom convívio familiar, estímulos e brincadeiras”, analisou a pedagoga que atuará como entrevistadora do Programa.

Setas-TOParticipam da qualificação em Araguaína os municípios: Aguiarnópolis, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do TO, Buriti do TO, Carrasco Bonito, Itaguatins, Nazaré, Praia Norte, Riachinho, Goiatins, Sampaio, São Bento do TO, São Miguel do TO, Wanderlândia, Tocantinópolis, Araguaína, Arapoema, Muricilândia, Palmeiras e Campos Lindos.

Além da importância da primeira infância no desenvolvimento da criança, serão abordados ainda os temas: Intersetorialidade no Programa Criança Feliz; O papel do Sistema Único da Assistência Social (Suas) no Programa Criança Feliz; Orientações para começar o trabalho no território - a acolhida das famílias e as primeiras visitas; Introdução ao método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC), metodologia para visitas domiciliares; Guia da  Visita Domiciliar; Planejamento e realização da visita domiciliar e O papel do supervisor e do visitador. 

Outros Municípios

Setas-TOAs demais cidades que aderiram ao PCF realizarão esta mesma capacitação em Palmas de 03 a 07 de julho. As inscrições para esta nova turma já está disponível no site da Setas por meio do link http://sgs.setas.to.gov.br/auth/login e seguem até esta sexta-feira, 30.

Criança Feliz

O programa Criança Feliz tem o intuito de desenvolver políticas públicas para melhorar a qualidade de vida na primeira infância, a fim de promover o desenvolvimento infantil integral e incentivar as famílias a cuidarem melhor das suas crianças. No Tocantins, 42 municípios aderiram à iniciativa. O programa tem como público-alvo gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Comunitária (BPC) e suas famílias e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medidas de proteção.

Fonte: Setas-TO