Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Saúde Discute Cooperação Técnica Para as Maternidades e Atenção Básica

Data do post: 04/07/2017 12:21:38 - Visualizações: (1090)

Com o objetivo de ofertar apoio no processo de qualificação da atenção obstétrica e neonatal às maternidades e às equipes de atenção primária, e fortalecer a rede perinatal no município, a Secretaria de Estado da Saúde, com a anuência da Secretaria Municipal de Saúde, realizou entre os dias 27 a 29 de junho, reuniões integradas para alinhamento e pactuação da Cooperação Técnica para as Maternidades e Atenção Primária à Saúde.

Dirceu LenoO evento foi promovido pela Diretoria de Atenção Primária, Atenção Especializada e Rede Cegonha, e reuniu equipes do Hospital Municipal José Sabóia, Secretaria de Educação, coordenadores da atenção básica, enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, odontólogos, assistentes sociais, professores, coordenadores e diretores escolares.

A Cooperação Técnica para as Maternidades e Atenção Básica é uma ação proposta pela Área Técnica de Saúde da Criança em parceria com Atenção Especializada, Rede Cegonha, onde foram priorizadas dez maternidades no Estado e as equipes de Atenção Básica do município. Implantação e elaboração da Caderneta de Saúde do Adolescente também foi um dos pontos discutidos durante as reuniões.

A vista feita pelos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde teve como objetivo socializar o último relatório da cooperação, realizada em novembro de 2016. Na ocasião, houveram rodas de conversas com os profissionais envolvidos na atenção materno-infantil. O acompanhamento dessa ação é baseado nos dados de avaliação e monitoramento dos indicadores que apresentam maior entrave para o alcance das metas priorizadas na atenção à saúde materna infantil.

Para a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Vandecy Soares Ribeiro, as reuniões visam o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde. “Foi de grande relevância o encontro. O apoio recebido tem fortalecido para o município disponha de maior qualificação da assistência obstétrica e neonatal às maternidades, bem como a rede perinatal nas cidades do interior do Estado”, ressaltou.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis