Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

'Morte Materna por Hemorragia' é Tema de Discussão na Rede Municipal de Saúde

Data do post: 04/07/2017 12:35:38 - Visualizações: (1378)

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Municipal José Sabóia e das Unidades Básicas de Saúde participaram na última sexta-feira (30), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, de treinamento integrado ao Projeto “Tocantinópolis Zero Morte Materna por Hemorragia”. 

Dirceu LenoA ação foi realizada pelo enfermeiro e coordenador da Unidade de Pronto Atendimento e HMJS, André Cruz Morais da Silva.

Com ênfase às orientações sobre as técnicas que constituem intervenções exitosas de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento oportuno e adequado de hemorragias pós-parto, o treinamento objetiva reduzir mortes maternas e contribuir para a redução da morbidade e mortalidade maternal.

O coordenador do Hospital Municipal José Sabóia, André Cruz, explicou que a morte materna por ser uma das maiores causas evitáveis, ação como estas devem ser trabalhadas, a fim de qualificar e sensibilizar as equipes de saúde.Dirceu Leno “Estas ações preconizam o fortalecimento das informações para sermos um município com índice zero em morte materna por hemorragia. Nossos profissionais ao receberem esse treinamento terão maiores condições de atuarem nos casos determinantes em envolvem a hemorragia”, explicou.

O secretário de Saúde, Jair Aguiar destaca que os cuidados com os grupos específicos são realizados diariamente nas unidades de saúde, e o olhar voltado para as gestantes, tem sido extremamente importante. “Dados demonstram que a hemorragia pós-parto é uma das principais causas de morte materna no Brasil, por isso, faz-se necessário o fortalecimento das competências dos profissionais para melhorar a qualidade da atenção às mulheres em situação de hemorragia. É importante que essa sensibilização esteja sempre voltada para toda a sociedade, pois precisamos enfrentar juntos esse desafio”, pontuou.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis