Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

PMAE Oferta Capacitação Para as Manipuladoras de Alimentos do Município

Data do post: 04/07/2017 12:48:11 - Visualizações: (1432)

Na manhã da última sexta-feira (30), a Secretaria Municipal da Educação e Cultura, por meio do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE), promoveu capacitação para as manipuladoras de alimentos da rede municipal de ensino. Cerca de 20 merendeiras participaram do curso, que foi realizado na Praça Maria Joaquina, na Vila Valdenor.

Dirceu LenoO curso além de esclarecer dúvidas sobre as práticas na manipulação de alimentação, visando a melhoria e qualidade da merenda escolar, teve como objetivo reunir as manipuladoras para confraternização do final do semestre letivo. A secretária municipal de Educação e Cultura, Cristiane de Oliveira Rosa, e o técnico da Vigilância Sanitária, Joelmir Silva Souza, também estiveram presentes durante o encontro.

De acordo com a coordenadora de Alimentação Escolar, a nutricionista, Luana Amorim, desde o início do ano a equipe do Programa Municipal Alimentação Escolar (PMAE), vem trabalhando intensamente para levar aos alunos da rede municipal uma alimentação adequada visando garantir um bom desempenho dos educandos durante as aulas, e para que isso aconteça de fato, as merendeiras precisam receber anualmente essas capacitações.

“Realizamos a nossa I Capacitação com as manipuladoras de Alimentos do ano de 2017, que veio com uma proposta diferente. Porque além de capacita-las enquanto as boas práticas na manipulação dos alimentos no âmbito escolar, foi um momento de descontração, onde pudemos ouvi-las e também confraternizar essa profissão tão bem vista pelos alunos e pelos demais profissionais da escola, e que é extremamente importante na Alimentação Escolar”, pontuou Luana Amorim.

Dirceu LenoO curso também agradou às participantes. Para a manipuladora de alimentos do Pré-Escolar Mãe Eduvirgens, Leila Soares, de alguns anos para cá, a qualidade da alimentação melhorou muito. “Antigamente eram servidos muito biscoitos com suco, mas através de sugestões e conforme as capacitações, essa situação tem mudado muito. Quando se tem alguma coisa errada nós conversamos com o PMAE, e conseguimos mudar. E hoje o lanche é bom mesmo”, ressaltou.

Ainda segundo Leila, o acompanhamento da nutricionista é importante, pois as manipuladoras conseguem trabalhar de acordo com as orientações repassadas pela profissional alimentar. “O trabalho da nutricionista é muito importante. Sabemos que as crianças precisam de uma dose certa de nutrientes e calorias. A nossa merenda não é feita de qualquer jeito, trabalhamos em cima de cardápios especificados pelo PMAE, e quem ganha com isso são os alunos. Portanto, essas capacitações são muito importantes e prazerosas, porque além de conhecermos as outras merendeiras, temos a oportunidade de trocar informações”, pontuou.

Na oportunidade, a nutricionista do município, Paula Feitosa, destacou a importância da realização da qualificação. “Cursos como esse são de suma importância, pois o PMAE trabalha diretamente com a montagem, elaboração dos cardápios, e acompanhamento da alimentação escolar das unidades de ensino. Buscando amenizar a quantidade de problemas que temos em relação a distribuição e ao pré-preparo de alimentos, decidimos fazer uma qualificação com as manipuladoras com o objetivo de capacitá-las, esclarecer algumas dúvidas, ouvir as demandas, e também um momento de confraternizarmos com as merendeiras, pois é um público que trabalha tanto e exaustivamente, mas que também merece nossa atenção”, destacou.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis