Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Dia de Cinema e Diversão Para Crianças e Adolescentes de Abrigos de Palmas

Data do post: 13/07/2017 18:29:33 - Visualizações: (1147)

Crianças e adolescentes dos abrigos Raio de Sol, Sementinhas do Amor e Casa Acolhida tiveram uma tarde especial na quarta-feira, 12, com passeio pelo Capim Dourado Shopping e cinema no Cinemark Palmas, e direito a lanche e sessão do  filme “Meu Malvado Favorito 3”.

Defensoria Pública-TO“Sair do abrigo é como se elas descobrissem um mundo novo aqui fora. Além da rotina de escola, por exemplo. Elas também se sentem amadas quando alguém de fora proporciona esses momentos para elas”, conta a assistente social Barbara Maria Veloso. A atividade contemplou 36 crianças abrigadas em Palmas e foi organizada pelo Nudeca – Núcleo de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, e contou com a contribuição de Defensores Públicos e Servidores da Instituição, dentre outros doadores, em parceria do Cinemark da Capital.

“Com o nosso trabalho junto aos abrigos, de visita e acompanhamento, percebemos que podíamos fazer ações para alegrar um pouco a rotina dessas crianças e adolescentes. Lançamos a ideia e tivemos grande adesão dos Membros e Servidores e de outros parceiros. Pensamos no cinema, pois muitas crianças que vivem no abrigo não tinham vivido essa experiência ainda”, destaca a coordenadora do Nudeca, defensora pública Larissa Pultrini. O defensor público Fabrício Barros Akitaya e as servidoras Simone Marques, Laryssa Kellen e Jusciellen, além das cuidadoras dos Abrigos, auxiliaram na sessão e a cuidar das crianças. Filhas e filhos de Servidores e Defensores também participaram da atividade. 

Atentas às orientações, curiosas com as novidades, receptivas aos abraços e à atenção dada a elas, as crianças compartilharam suas impressões depois que saíram da sala de cinema.  “Foi a primeira vez que eu vim ao cinema. E a parte que mais gostei do filme foi que ele reencontrou o irmão”, relata a adolescente K.C.R., 15 anos.  Já A.C., 12 anos, contou que já tinha ido ao cinema, mas que essa sessão foi mais especial. “A parte mais legal da sessão de hoje foi que eu assisti tipo em família sabe, com meus irmãos e meus colegas”. E um desejo foi unânime entre todos eles: “queremos vim de novo, tia”.

Para a Defensora Pública, além de ser uma atividade muito prazerosa de executar, é também muito importante para as crianças. “Foi uma experiência muito prazerosa, emocionante, tiveram crianças que falaram que foi a primeira vez em um cinema, e inclusive no shopping. Ainda tem a carência delas, a necessidade de ter carinho, de atenção e de ajuda. São atitudes simples, que podem confortar a vida delas. Isso aumenta ainda mais a minha vontade de estar mais próxima dos abrigos. Sempre que vou aos abrigos, sou recebida dessa forma, com esse carinho todo e um pouco que a gente doa já faz muita diferença na vida delas”, ressaltou Larissa Pultrini.

Mais sessões

Na terça-feira, 18, será a vez das crianças do Lar Batista irem ao cinema. A ação também será estendida para Gurupi na segunda, 17, com uma sessão para 20 crianças dos abrigos Lar Renascer e Casa de Passagem. Para mais informações ou contribuir com a ação, entre em contato pelo telefone 3218-2304.

Fonte: Defensoria Pública-TO