Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

32 Guarda-vidas Reforçam Segurança dos Banhistas nas Praias de Tocantinópolis

Data do post: 18/07/2017 17:25:55 - Visualizações: (2035)

Para garantir os cuidados aos banhistas que visitam as praias de Tocantinópolis nesse verão, a Prefeitura Municipal preparou uma força-tarefa. Nesta temporada, 32 guarda-vidas foram treinados para atuar nas Praias da Santa, da Rampa, Ilha de Caras e na Beira Rio do lado maranhense.

Dirceu LenoTodos os profissionais que atuam na preventiva de afogamentos, receberam treinamento para atuarem durante todo o período de veraneio. No curso aprenderam técnicas básicas de recuperação de afogados, atendimento hospitalar, prática de salvamento aquático, abordagens às vítimas de afogamentos, prevenção passiva/ativa, além de conhecimentos elementares sobre o rio.

O prefeito Paulo Gomes (PSD) destaca que a iniciativa visa garantir maior comodidade e segurança para quem visita as praias do município. “O objetivo é monitorar as praias e oferecer maior segurança. Todas nossas praias foram sinalizadas com placas informativas. Os banhistas também receberão constantemente orientações e cuidados, permitindo um lazer tranquilo, pois com as instruções que os guarda-vidas passarão, ajudarão os banhistas a aproveitar a temporada de praia com cuidado e sem nenhuma surpresa desagradável”, destacou.

Dirceu LenoDe acordo com o sargento do Corpo de Bombeiros, Jenner Neves Brito, os guarda-vidas atuam na prevenção de eventuais situações de perigo. “Trabalhamos muito mais na área de prevenção, que é para evitar um possível afogamento. Orientamos os banhistas e barqueiros, e fiscalizamos principalmente as embarcações para que andem com o número correto de passageiros e que todos os ocupantes utilizem os coletes”, informou.

Brito destacou ainda que os guarda-vidas organizaram toda a logística que compreende a parte de segurança das praias. “Demarcamos a área dos banhistas, bem como os locais com risco de afogamentos. Felizmente os barqueiros estão respeitando a delimitação e a capacidade de cada embarcação, e graças a Deus está ocorrendo tudo bem aqui em Tocantinópolis e também na vizinha cidade de Porto Franco, a qual é a primeira vez que recebe esses cuidados”, destacou.

Ao todo são 32 guarda-vidas, distribuídos na Praia da Santa, Ilha de Caras, Dirceu LenoPraia da Rampa e na beira rio de Porto Franco. Segundo Jenner Brito, os casos de afogamentos estão sendo registrados e após a temporada serão gerados os dados estatísticos para que no próximo ano sirvam de base, para que os trabalhos sejam intensificados nos locais onde houveram maior incidência de casos de afogamentos.

“Aos turistas e visitantes que estão vindo de fora e até mesmo os próprios moradores da cidade, sempre é bom que procurarem as orientações dos guarda-vidas, principalmente os que não conhecem a região. O rio tem na maioria das vezes, lugares onde a água é turva, e isso acaba se tornando um local perigoso. Os guarda-vidas irão orientar o lugar correto e onde o banhista deve ficar”, frisou Jenner.

O 2º sargento do Corpo de Bombeiros ressalta ainda que os banhistas devem evitar bebidas alcoólicas e principalmente ficar em estado de embriaguez, pois as maiores incidências de afogamentos hoje são devido a ingestão de bebidas. Outros cuidados que devem ser seguidos é sempre utilizar os coletes e todos os materiais de salvatagem existentes na embarcação.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis