Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adapec Inicia Estratégias Para Vacinação Antiaftosa na Ilha do Bananal

Data do post: 19/07/2017 15:47:01 - Visualizações: (929)

A agulha oficial contra febre aftosa na Ilha do Bananal será realizada entre os dias 1º de agosto e 30 de setembro, mas o trabalho da Agência de Defesa Agropecuária começa bem antes. Desde a última segunda-feira, 17, as equipes estão a campo para notificar os indígenas e produtores rurais quanto às estratégias que envolvem agendamento da vacinação e orientações sobre manejo e trânsito de animais, aquisição da vacina e comprovação da vacinação. 

Adapec TocantinsA estimativa é percorrer 367 retiros, que contam com aproximadamente 90 mil animais.

De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, nesta campanha destinada exclusivamente àquela região, há uma atenção especial por conta das características geográficas, que torna o acesso difícil. “Iniciamos um trabalho antecipado prestando orientações aos produtores rurais e indígenas, para que tudo ocorra dentro da normalidade e consigamos alcançar a vacinação de 100% do rebanho. Todos profissionais já estão engajados para mais uma vez garantirmos a manutenção sanitária do Tocantins”, disse. O Governo do Estado destinará gratuitamente entre 6mil e 8 mil doses para a vacinação do rebanho indígena.

A região da Ilha abrange os municípios de Cristalândia, Lagoa da Confusão, Caseara, Pium, Dueré, Sandolândia, Formoso do Araguaia e Araguaçu, num total de 2 milhões de hectares. “Na véspera da vacinação, os fiscais vão até as lojas agropecuárias e retiram a vacina que o produtor rural já deixou separada. Tudo isso, para garantir a conservação e o transporte correto até o momento da aplicação, que será realizada pela Agência”, ressaltou a diretora de defesa, sanidade e inspeção animal da Adapec, Regina Barbosa.

Durante a campanha, os animais criados soltos após serem vacinados serão identificados através de um corte nos pelos da vassoura da cauda. Todas as propriedades rurais serão georreferenciadas e aplicado questionários, visando observar o tipo decriação, estrutura, manejo sanitário, entre outros. 

Adapec TocantinsParcerias

Em reunião realizada no dia 11 de julho, em Formoso do Araguaia, com representantes do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso (Indea) e Agência de Defesa Agropecuária de Goiás (Agrodefesa), foi firmado acordo com estas instituições visando o apoio para realização da vacinação nos retiros que ficam limítrofes com estes estados. Para o Indea ficará 25 retiros, já a Agrodefesa acompanhará a Agência para auxiliar nas atividades nos retiros confrontantes ao Goiás.    

Vacinação brucelose

Na região da Ilha, a vacinação contra brucelose também tem calendário diferenciado do restante do Estado, ou seja, inicia dia 1º de julho e segue até 31 de outubro. As bezerras entre 3 e 8 meses de idade devem ser vacinadas com a cepa B19 ou cepa RB 51, ficando a critério do produtor, conforme as medidas da Portaria nº 279 de 31 de julho de 2014.

Fonte: ADAPEC Tocantins