Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Gestão de Recursos Humanos na Defensoria Pública Como Modelo Para o Restante do País

Data do post: 24/07/2017 16:06:41 - Visualizações: (913)

A visita da comitiva de representantes de dez Defensorias Públicas no País à sede em Palmas da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins focou especialmente na gestão de recursos humanos, por meio do módulo administrativo Athenas, dentre outras atividades. 

Defensoria Pública-TOEm apresentação na sala do Conselho Superior, foram expostas plataformas de funcionamento do sistema, com emissão de relatórios de diárias, pagamentos, ficha funcional e acompanhamento da atuação do Servidor, pela equipe de TI – Tecnologia de Informação da Instituição.

Para isso, foi feita explanação e treinamento para equipe de recursos humanos, de sistemas de informação, Defensores Públicos e Defensores Públicos-Gerais dos estados do Piauí, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Amazonas, Rondônia, Roraima e Distrito Federal. Na manhã desta sexta-feira, 21, eles foram recebidos pelos defensores públicos Fabrício Akitaya e Fabrício Dias (presidente da Adpeto – Associação de Defensores Públicos do Estado do Tocantins), além de profissionais da equipe de TI da DPE-TO.

Athenas

De acordo com o diretor de Tecnologia e Informação da DPE-TO, Luiz Philipe Azevedo Dias, o Athenas é voltado para a gestão estratégica da área administrativa e finalística. Ele possui módulos integrados, que possibilitam o gerenciamento de recursos humanos, folha de pagamento, patrimônio, documentos eletrônicos, protocolo, extrajudicial e de outras áreas importantes para a organização institucional. Segundo Luiz Philipe, o intuito do encontro é de garantir o bom desenvolvimento de todas as instituições. “Este encontro vai engrandecer as Defensorias em todo País de forma geral. Creio que é uma tendência a gente caminhar tendo um suporte, um padrão a ser seguido para elevar o nível das Defensorias sem muito custo.”

Na ocasião, foi apresentado todo o sistema de recursos humanos, folha de pagamento e gestão de pessoas. Conforme a diretora de Gestão de Pessoas e Folha de Pagamento, Monique Mendonça, a implantação do Athenas é uma conquista que facilitou o trabalho na Defensoria Pública, melhorando a produtividade e dinamismo. “As instituições presentes demonstraram interesse no sistema, isso porque a grande maioria ainda utiliza a folha do Estado e o objetivo é implantar uma folha própria”, disse.

O foco da visita é conhecer especialmente os módulos administrativos Solar e Athenas, porém, a equipe está disponível para esclarecer dúvidas dos participantes quanto a todos os sistemas. A visita teve início na manhã de quinta-feira, 20, e segue até a tarde sexta-feira, 21.

Intercâmbio

A corregedora-geral da Defensoria Pública de Sergipe, Andreza Tavares, lembrou que em seu Estado ainda não há o desenvolvimento de sistemas e que essa é uma prioridade, por facilitar o trabalho do Defensor e da equipe administrativa. “Esse sistema para nós será importantíssimo, principalmente para a Corregedoria na questão de relatórios e estatísticas. É muito importante esse convívio com outros estados porque a gente troca experiências e tenho a certeza de que buscaremos muito mais detalhes para desenvolvermos juntos”, conta a Corregedora.

Fonte: Defensoria Pública-TO