Defensoria Discute Aumento da Tarifa de Energia Elétrica em Audiência Pública

Data do post: 10/08/2017 19:24:00 - Visualizações: (233)    Imprimir

Coordenador do Nudecon – Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor, o defensor público Maciel Araújo Silva participou, na manhã desta quinta-feira, 10, da audiência pública para discussão sobre os serviços da empresa concessionária de energia elétrica e os preços praticados ao consumidor. 

Defensoria Pública-TOA audiência foi solicitada pelo vereador Diogo Fernandes, aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Palmas e contou também com a participação de representantes da concessionária de energia elétrica, Energisa, do Procon Tocantins, da Ordem dos Advogados do Brasil/TO e do Ministério Público Estadual.

A pauta tinha como temas principais a tributação em duplicidade do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), sobre a geração e consumo da energia, e o reajuste de mais de 5% aprovado no fim do mês de junho e vigente desde julho. O Diretor-Presidente da Energia, Mário Zidan, explanou sobre os dados da prestação do serviço de energia elétrica no Estado e também demonstrou os investimentos realizados e previstos pela empresa na concessão dos serviços públicos. Na oportunidade, a Energisa expôs os motivos e a composição do reajuste tarifário divulgado em junho do ano corrente.

Defensoria Pública-TONa tribuna, o defensor público Maciel Araújo Silva, lembrou que a sociedade brasileira vem sendo cada vez mais surpreendida com uma série de aumentos tributários, relembrando não só o aumento da energia como também do combustível e ICMS. “Quem paga a conta é sempre a sociedade brasileira. Ela vem sendo sempre sacrificada financeiramente, e os problemas nunca são resolvidos”, disse. Ele falou ainda sobre a atuação do Nudecon, que tem importantes demandas às concessionárias de energia e abastecimento de água em defesa dos consumidores no Estado. “A cobrança do ICMS acabou sendo suspensa e, neste período, a conta de energia caiu substancialmente. Então, uma das nossas frentes tem que ser a luta pela redução do ICMS e a suspensão da bitributação”, concluiu.

Aumentos em 2017

No fim de junho a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste médio de 5,52% na tarifa de energia da Energisa. Os novos valores estão sendo cobrados nas contas de energia do Tocantins desde o dia 4 de julho. Além do aumento autorizado pela diretoria da Aneel, neste mês de agosto ainda será cobrada da população a bandeira vermelha, com acréscimo de R$ 3 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Fonte: Defensoria Pública-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Delegado Tiago Daniel se Envolve em Acidente de Trânsito com Menor Pilotando Motocicleta

Foto da notícia

Data: 18/10/2017 00:35:30 - Visualizações: 5456

Notícias Relacionadas

17/10/2017
Solução Para Setor Alto Bonito, em Araguaína, Precisa de Articulação Interinstitucional

17/10/2017
Ex-prefeito de Taipas é Condenado a Devolver o Valor de R$ 11,7 Mil ao Município

17/10/2017
Corpo de Bombeiros Realiza Entrega de Equipamentos e Lança Projeto Cinoterapia

17/10/2017
Hospital Regional de Gurupi sem Infraestrutura Adequada e com Equipamentos Quebrados

17/10/2017
Processo em Grau de Recurso Termina em Conciliação com Apoio do Nupemec

17/10/2017
Naturatins Capacita Gestores Municipais da Região de Araguaína Para o ICMS Ecológico

Todas as Notícias