Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Fiéis Participam de Procissão Fluvial e Missa na Ilha da Santa, em Tocantinópolis

Data do post: 14/08/2017 17:40:08 - Visualizações: (3445)

Em comemoração ao Festejo devocional a Nossa Senhora da Consolação, a Diocese de Tocantinópolis juntamente com a Prefeitura Municipal, com apoio das Secretarias Municipais da Educação e Cultura; Juventude, Esporte e Lazer; e Obras, Transportes, Infraestrutura e Agricultura, promoveram na manhã deste sábado (12), procissão fluvial e missa na Ilha da Santa.

Dirceu LenoDezenas de pessoas prestigiaram a tão esperada celebração que há 53 anos não era realizada no município. A divindade que marca as festividades religiosas em homenagem à padroeira da cidade reuniu fieis de todas as idades, os quais embarcaram nas primeiras horas da manhã, em barcos, balsa, canoas, voadeiras, jet-ski, lanchas e caiaques para acompanhar o retorno da cultura religiosa.

Seguindo enfileirados, os barcos prosseguiram rumo a Ilha da Santa, tendo a imagem da padroeira de Tocantinópolis, levada à frente, pelo Padre Tadeu. Cânticos religiosos em veneração à Nossa Senhora da Consolação e o hino da cidade foram entoados ritmados com palmas durante todo o trajeto.

Ao chegar na Ilha, a imagem de Nossa Senhora da Consolação, mãe de todo Consolo, foi conduzida até o pedral onde está fixada Dirceu Lenoa imagem de Nossa Senhora dos Navegantes e lá foi celebrada uma missa campal. Após a liturgia, fora servido lanche para todos os presentes, e em seguida, os peregrinos retornaram em procissão até o Porto do Limão. De lá a imagem foi conduzida até a Catedral.

Por ser a padroeira da cidade, a devoção a Nossa Senhora da Consolação é antiga, mesmo assim, as celebrações religiosas realizadas aos pés da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes significa um apreço por aquela que há muitos anos tem sua imagem fixada no meio do Rio Tocantins, mantendo sua proteção aos navegantes e à cidade de Tocantinópolis.

O prefeito Paulo Gomes (PSD) destaca que o evento é memorável, pois retoma as tradições culturais religiosas do município. “Foi uma linda procissão, a qual deve ser preservada Dirceu Lenoe mantida na cultural local. Trazer de volta essa celebração é muito importante, pois deixa viva em nossa memória e na história uma das culturas símbolo do nosso município. Portanto, todos os organizadores estão de parabéns pela realização desse evento”, enfatizou.

Integrante da irmandade devocional, Maria Vandecy Soares, que há 24 anos reside em Tocantinópolis diz que o momento foi muito especial e que os responsáveis pela organização estão de parabéns por resgatarem um dos eventos religiosos mais importantes em honra a padroeira do município. “É muito emocionante ver o povo nos barcos, movido por uma fé imensa, essa é uma cena que não acontece todos os dias. Espero que nos próximos anos mais devotos possam participar desse momento maravilhoso”, resume.

Tradição

Dirceu LenoUm dia antes do final do festejo, saíam centenas de pessoas em embarcações enfeitadas até a Ilha da Santa onde lá eram realizadas missas e bênçãos aos barqueiros e barcos. No entanto, em 1964, a procissão teve que ser interrompida devido a um acidente envolvendo dois barcos.

O Festejo de Nossa Senhora da Consolação, tradicional evento para homenagear a padroeira da cidade de Tocantinópolis, é celebrado, anualmente, de 6 a 15 de agosto, no Largo da Igreja Matriz.

A programação de 10 dias inclui procissões, missas e novenas, além de atrações musicais Após as missas da noite são vendidas por meio de leilão e nas barracas no torno, iguarias gastronômicas com variadas opções. O ápice dos festejos, no entanto, é no dia de encerramento, quando acontece uma procissão pelas ruas da cidade.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis