Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Programa Criança Feliz Dará Atendimento Integrado a Famílias Beneficiadas nos Municípios Tocantinenses

Data do post: 15/08/2017 17:39:16 - Visualizações: (1099)

Dando continuidade às visitas domiciliares do Programa Criança Feliz (PCF) no Estado do Tocantins, famílias das cidades de Ponte Alta do Tocantins e Pindorama receberão nesta quarta-feira, 16, e quinta, 17, as primeiras visitas domiciliares do PCF no município. 

Setas-TOO Criança Feliz tem a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Por meio de visitas domiciliares às famílias, os multiplicadores do PCF, responsáveis por acompanhar a execução do programa, orientarão e acompanharão os visitadores para mostrar aos pais a melhor forma de estimular o desenvolvimento das crianças. O PCF é desenvolvido no Tocantins pela Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (Setas) e gerido de forma integrada pelo Comitê Gestor Intersetorial do Programa, composto pelas secretarias de Estado da Saúde, da Educação, Juventude e Esportes (Seduc); e da Cidadania e Justiça (Seciju).

Os visitadores selecionados pelo município já participaram de uma capacitação por meio de curso de 40 horas ofertado pela Setas. “A partir de agora, o trabalho nos municípios, consiste em entrar nas casas, conversar, e explicar à família sobre o a finalidade do programa. A visita não pode passar de 40 a 45 minutos. Quem executa as atividades é a família. O visitador vai orientar os pais, ensinar a família a construir brinquedos com recicláveis, a realizar atividades lúdicas e brinque com ela. A metodologia toda é voltada para isso, para desenvolver afeto dos pais com criança”, explicou a coordenadora da PCF no Tocantins, Katilvânia Guedes.

O público prioritário é composto por gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e crianças de até seis anos e suas famílias favorecidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).Entre as principais metodologias propostas pelo PCF estão as visitas regulares às famílias atendidas. Com elas, as equipes pretendem conhecer a realidade do público e oferecer apoio e orientações que os auxiliem no desenvolvimento de suas crianças, desde a gestação aos seis anos de idade.

Criança Feliz no Tocantins

No Tocantins, o governador Marcelo Miranda assinou o Termo de Adesão ao Programa no dia 9 de março deste ano. E, até o momento, 43 municípios fizeram a adesão e estão sendo assessorados pela equipe técnica da Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Setas) no processo de implantação.

Fonte: Setas-TO