Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Projeto Acredito Contará com Ações de Segurança Pública na Repressão ao Tráfico de Drogas

Data do post: 16/08/2017 16:48:03 - Visualizações: (785)

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Civil, é um dos parceiros do “Projeto Acredito – Força e Coragem para vencer as drogas”, lançado na manhã desta quarta-feira, 16, pelo Conselho Estadual Sobre Drogas do Tocantins (Conesd-TO), em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Palmas, no auditório do Ministério Público Estadual, na Capital.

Secretaria de Segurança Pública-TOO objetivo do projeto é unir forças de diversos setores estaduais, bem como da sociedade civil, visando diminuir a oferta de substâncias ilícitas e da violência, além de dar oportunidade de vida melhor com tratamento, capacitação e reinserção das pessoas com deficiência química na sociedade.

Segundo o delegado de polícia e membro do Conesd-TO, Guilherme Rocha, que esteve representando a SSP no evento de lançamento, as atividades serão desenvolvidas em quatro eixos: prevenção, tratamento, reinserção social e repressão. A participação da Polícia Civil se dará por meio de ações no eixo da repreensão, onde serão reforçadas ações de segurança pública na quadra 1206 sul, tais como a desarticulação de organizações criminosas, apreensão de substâncias ilícitas e fechamento de pontos de venda de drogas.

“A 1206 sul é uma quadra que inspira atenção por conta do aumento do tráfico de drogas, criminalidade e violência urbana. O governo vai estar presente para implantar políticas publicas sobre drogas de forma integrada e sincronizada na região”, afirma o delegado.

Atuação da Polícia Civil no projeto

Secretaria de Segurança Pública-TOO delegado Guilherme Rocha conta que as ações de desarticulação de organizações do narcotráfico em Palmas, através da Operação Horus, realizada em dezembro de 2016, trouxe a quadra 1206 sul como uma das áreas de influência do tráfico de substancias ilícitas na Capital.

“As informações dessa operação nos deram subsídio para a construção do projeto Acredito, e na escolha da 1206 sul como área de atuação. Na ocasião, a Polícia Civil apreendeu mais de 40 quilos de drogas, prendeu 19 pessoas em flagrante, além de seis adolescentes menores infratores que foram autuados”, comenta o delegado.

Ainda segundo Guilherme Rocha, a Polícia Civil teve sensibilidade para com a essência do projeto, e, por esse motivo, decidiu participar através da repressão.

“Há quatro meses estamos fazendo o trabalho de repreensão ao tráfico de forma cirúrgica e precisa. A Denarc vem implementando ações para retirar os traficantes e reduzir a oferta de drogas na região, criando assim um ambiente favorável para que as ações do projeto sejam implementadas de forma eficiente e efetiva. Nesse contexto, após a as atividades de repreensão, vai ser intensificado o policiamento ostensivo no local, por meio da Polícia Militar e Guarda Metropolitana”, finaliza o delegado.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO