Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Adapec Promoverá Palestras Sobre Agrotóxicos Durante Eventos Comemorativos ao Dia Nacional do Campo Limpo

Data do post: 17/08/2017 18:03:30 - Visualizações: (920)

Com comemorações em todo o Brasil, o Dia Nacional do Campo Limpo será celebrado no Tocantins nesta sexta-feira, dia 18, com programações nas duas centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos em Silvanópolis e Pedro Afonso. 

Adapec TocantinsA Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) participará dos eventos com palestras para estudantes e produtores rurais sobre agrotóxicos.

Na central de recebimento de Silvanópolis, o evento terá início às 9 horas da manhã com a participação de autoridades, apresentação de dados sobre a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos e uma palestra com o tema: “Agrotóxicos: cuidados na aplicação, armazenamento e gestão dos resíduos” que será proferida pelo inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Juliano Milhomem.

Em Pedro Afonso a programação terá início nesta sexta-feira, 18, e seguirá até o próximo dia 30. Durante este período acontecerá diversas ações como: palestras, apresentação de peças teatrais, visitações aos galpões de embalagens, visitas à propriedades, além de eventos de lazer e integração para os produtores rurais da região. 

O presidente da Adapec, Humberto Camelo ressaltou que o Dia Nacional do Campo Limpo, promovido pelo Instituto Nacional de Embalagens Vazias (Inpev) é uma data importante para a conscientização dos envolvidos na cadeia do sistema campo limpo. “Como órgão governamental que tem o papel de fiscalizar e orientar os produtores rurais e a população, a Adapec vem desenvolvendo suas funções para garantir que possamos continuar produzindo alimentos com qualidade”, disse Humberto.

Para o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa, o Dia Nacional do Campo Limpo é uma data para celebrar os resultados positivos de toda a cadeia da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, que inclui os agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria e poder público. “E aqui no Tocantins nós temos bons resultados na devolução de embalagens vazias de agrotóxicos nos postos e centrais, além do sucesso dos recebimentos itinerantes realizados em várias regiões do estado”, disse Carlos Cesar.

Em 2016 o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos no Tocantins, cresceu em 21,6% em relação ao ano de 2015. Foram devolvidos 605.242 quilos de embalagens, no ano passado, sendo que destas, 89,3% estavam dentro das normas de tríplice lavem e foram encaminhadas para a reciclagem.

O Dia Nacional do Campo Limpo é um evento coordenado pelo Inpev, com o apoio do setor público e privado. A data faz parte do Calendário Nacional desde 2008.

Fonte: ADAPEC Tocantins