Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Sine Promove Palestra com Representante do Banco do Empreendedor no Encerramento do Curso de Empreendedorismo

Data do post: 18/08/2017 17:05:51 - Visualizações: (1012)

Promovido pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine), o Curso de Empreendedorismo, que encerrou na manhã desta sexta-feira, 18, em Palmas, proporcionou aos alunos uma palestra sobre Microcrédito, com o representante do Banco do Empreendedor (BEM) do Tocantins. 

Setas-TOEstiveram presentes ao evento, o subsecretário da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), Alfredo Branchina, e a diretora Interina do Trabalho, Gláucia Branchina.

O Microcrédito é uma linha de crédito específica para liberação de recursos financeiros para pequenos empreendedores iniciarem ou ampliarem seus negócios, com foco na promoção de geração de emprego e renda. Segundo o diretor de linhas de financiamento do BEM, Francisco de Assis, esta modalidade de empréstimos é voltada para pessoas com pouco acesso às tradicionais linhas de crédito dos grandes bancos, com um processo menos burocrático e taxa de juros abaixo do mercado. “Analisamos o plano de negócios e observamos se realmente há a necessidade do investimento. Após aprovado, os valores para financiamento variam entre mil e dez mil reais, sendo para investimento em até 24 meses com período de carência máxima de 6 meses e para capital de giro em até 12 meses, com período de carência máxima de 3 meses. A correção mensal é de 1% ao mês”, detalhou ele, alertando para a obrigatoriedade proponente e avalista em dia com suas obrigações junto a Justiça Eleitoral e sem restrições cadastrais.

Setas-TOJá o subsecretário falou da importância de aliar o conhecimento às linhas de créditos disponíveis. “Em épocas de crises buscamos montar nosso próprio negócio, mas precisamos nos capacitar, nos preparar, e conhecermos as opções de créditos disponíveis e mais adequadas”, disse Branchina.

O participante do curso Wátila dos Santos comentou como a linha de crédito pode ser uma boa opção para quem está iniciando no mundo dos negócios. “Já atuo há nove meses com esse negócio, até agora está dando certo e tenho, inclusive, um pouco de capital, mas preciso de mais para aprimorar e regularizar. Aprendi, durante a capacitação, a importância da autogestão, da liderança e dos planos de negócios. Agora é ir até o Banco conhecer a proposta deles e ver se ela se adequa às minhas necessidades”, disse o empreendedor.

Curso de capacitações

Os nove postos do Sine mantém agenda constante de cursos. Eles são todos gratuitos e direcionados a trabalhadores que almejam manter ou conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Podem participar pessoas a partir de 16 anos e, para se inscrever, é necessário comparecer ao posto do Sine com os documentos pessoais.

Fonte: Setas-TO