Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Parque Estadual do Cantão Combate Focos de Incêndio com Apoio de Aeronaves do Naturatins e da Segurança Pública

Data do post: 18/08/2017 17:35:22 - Visualizações: (1233)

Nesta sexta-feira, 18, o Parque Estadual do Cantão (PEC) informou que na manhã hoje foi concluída a operação de controle de focos de incêndio na área. A operação de monitoramento iniciada na última sexta-feira, 11 teve o objetivo de manter o controle de pequenos, mas constantes focos de fogo, que tem se reativado nos horários de pico dos ventos, na região. 

Naturatins-TOCom apoio aéreo da aeronave do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), a equipe de 15 brigadistas conseguiram percorrer áreas de difícil acesso para o combate de incêndios que, até o momento, percorreu cerca de 50 hectares do Parque.

De acordo com informações da Gerência do PEC anualmente a situação é recorrente, com maior ou menor intensidade e que alguns focos são trazidos pela força dos ventos de outros Estados, que fazem divisa com o Cantão. Outro fator também apontado é a maior frequência de pescadores que acampam ou visitam a região neste período.

O Superintende de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César Castro, relata todo esforço que tem sido feito pelo órgão com apoio de parceiros para controle do fogo no Parque Estadual do Cantão. “O Naturatins não tem medido esforços para trabalhar a questão do fogo no Parque do Cantão. Só neste ano foi adquirido, por meio da parceria com a Seagro (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária), um trator completo, que foi colocado no Parque do Cantão, para fazer os aceiros nas imediações da sede administrativa e atender as demais necessidades dentro da unidade de conservação e no seu entorno”, destacou Castro.

Naturatins-TOO superintendente relatou que também foi implantado o Manejo Integrado do Fogo (MIF) na região, para proteger aquela área que anualmente vem sendo queimada e criar assim uma faixa de proteção dentro da unidade de conservação.  Outro compromisso foi a contratação de 15 brigadistas para o combate destes incêndios. Natal César lembrou ainda, que em 2016 foi realizado o protocolo do fogo. “Nesta operação, a gente encaminhou a aeronave do Naturatins, para dar apoio com o contato via rádio amador às equipes terrestres para montar estratégia de combate do fogo na extensão do Parque e no acesso às áreas de difícil acesso. Com o helicóptero, além do apoio na ação de controle dos focos de fogo, identificamos questões hídricas relacionadas a crimes ambientais e a presença de acampamentos de pescadores”.

As equipes permaneceram durante toda a semana em campo, monitorando o surgimento de novos focos, com o auxílio do avião do Naturatins. O helicóptero seguiu dando apoio às equipes de fiscalização do Naturatins da região de Araguacema e Couto Magalhães, onde a pesca está proibida no trecho do rio Caiapó e lagos que são considerados berçários do rio Araguaia. Nesses municípios foram realizados sobrevoos com a equipe de fiscalização do Instituto, técnicos da Cooperativa de Trabalho Prestação de Serviços Assistência Técnica e Extensão Rural  (Coopter) e da Colônia de Pescadores Profissionais de Araguacema, que permanecem nas bases de apoio, para colaborar com monitoramento no trecho em que a pesca está proibido pela portaria.

Naturatins-TOO gerente do Parque Estadual do Cantão, Adailton Glória, falou das condições enfrentadas na operação de combate ao fogo no período de estiagem. “Assim que entramos em campo, iniciamos o controle dos focos, mas todos os dias nós ficamos alertas com essa questão, pois como fazemos fronteira com o Pará, tem muitos pescadores, tem muitos turistas ainda nos rios. O fogo pela manhã e à noite é tranquilo, mas à tarde, a partir das 10h da manhã quando começa a ventania, então esses focos se expandem e nesse momento, as aeronaves nos deram condições de fazer o mapeamento da extensa área do Parque. Assim, com apoio da orientação do piloto do Naturatins, Orfileno Mota e da agente do MIF Telma Meneses, enviamos nossos brigadistas aos locais apropriados. Estamos alerta para fazer tudo que for possível dentro dos limites da segurança para o combate ao fogo, que prejudica a saúde das pessoas, prejudica o meio ambiente e não é isso que nós queremos aqui para o nosso Cantão.”, concluiu.

O Gerente do PEC comentou que nessa época, o clima na região é de calor intenso, que constantemente se aproxima de 40 graus e a umidade do ar fica muito baixa. Assim a presença do vento se torna agravante nesta época, pois transporta focos de fogo de um lugar para outro.

Fonte: Naturatins-TO