Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Prefeitura de Tocantinópolis Realiza 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

Data do post: 21/08/2017 17:44:14 - Visualizações: (1372)

Com o tema "Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)", a Prefeitura, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na última quinta-feira (17), na Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer, a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. 

Dirceu LenoOs debates promovidos ao longo do dia apontaram propostas que vão nortear as políticas públicas nesta área para os próximos dois anos.

A vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Eleny Araújo destacou a importância do evento para o município, ressaltando que as decisões tomadas nos debates embasarão a política Municipal, Estadual e da União. “A participação da comunidade é muito importante, porque as propostas elencadas e definidas poderão num futuro bem próximo, se transformar em políticas públicas para que os usuários do SUAS possam ter a partir dessas melhorias, uma qualidade de vida melhor”, pontuou.

Pensar a garantia de direitos e as políticas públicas gera uma grande responsabilidade e a participação da comunidade é primordial para que sejam efetivas. “Essa é uma oportunidade Dirceu Lenopara que o cidadão possa fazer uma interlocução direta com o poder público, apresentar suas ideias, expor suas críticas, fazer elogios e acima de tudo, entender o funcionamento da política de assistência social do município de Tocantinópolis, onde a partir dessas discussões é que decorrerá as ações, iniciativas e as políticas públicas voltadas para assistir aqueles que mais necessitam braço estatal”, disse o secretário municipal de Administração, Finanças e Meio Ambiente, Delvani Souza de Paula, que na oportunidade representou o prefeito Paulo Gomes.

Entre as ações realizadas nos eixos temáticos, a comunidade teve a oportunidade de discutir em quatros grupos sobre a Proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos Socioassistenciais; Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação Dirceu Lenoentre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos Socioassistenciais, e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos Socioassistenciais.

Após a apresentação das propostas elencadas pelos grupos, os conferencistas elegeram os delegados que vão representar o município na Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 9 e 10 de outubro, em Palmas.

A abertura do evento, também contou com a participação da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, e coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Maria Sirleide Ferreira de Souza; do delegado Tiago Daniel de Morais; do secretário de Saúde, Jair Teixeira Aguiar; da secretária da Educação e Cultura, Cristiane de Oliveira Rosa; do secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Edilson Vieira Bezerra; da primeira-dama, Priscila Lutiane; e do capitão da 5ª CIPM, Cantanhede.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis