Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Setas Capacita Municípios Para Elaboração de Planos da Assistência Social

Data do post: 22/08/2017 17:04:13 - Visualizações: (788)

Secretários e técnicos municipais de Assistência Social de 22 cidades da região centro leste do Tocantins participam de 22 a 24 de agosto da oficina de apoio a elaboração dos planos municipais de assistência social (PMAS) e de educação permanente (PMEP). A capacitação acontece no Parque do Idoso, atrás da loja Havan, em Palmas.

Setas-TOSegundo a gerente dos Programas de Gestão do Suas, da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas),  Gildeth Evangelista, a oficina visa oferecer ferramentas para que as equipes municipais  possam traçar as principais ações referentes ao Sistema Único de Assistência Social (Suas) e  aquelas voltadas a valorização dos trabalhadores do Suas. "Esses dois planos juntos garantirão a previsão de orçamento para a Assistência Social no Plano Plurianual (PPA) do período de 2018 a 2021", afirmou a gerente.

Para a secretária municipal de São Félix do Tocantins, Adelaide da Costa Leite, a oficina é fundamental principalmente para equipes que estão em primeira gestão. "Tivemos as aulas teóricas e agora à tarde vamos partir para a prática em trabalhos de grupo. Uma ótima oportunidade para tirar dúvidas", completa a secretária.

Setas-TOA coordenadora de Monte do Carmo, Gerlaine Ferreira Machado, considerou a oficina produtiva e apesar de já ter participado da elaboração de planos anteriores em sua localidade aprovou a iniciativa "Cada capacitação é uma nova oportunidade de aprendizado", disse Gerlaine. Quanto a sua experiência na construção do PMAS, a coordenadora considera o diagnóstico a parte mais difícil do processo: "Quando desejamos levar serviços de qualidade aos nossos usuários, conhecer a realidade deles é fundamental. E apesar de convivermos no município nem sempre sabemos de tudo que as pessoas precisam". Explica ela.

Municípios que participam da Oficina

Aparecida do Rio Negro, Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lizarda, Mateiros, Miracema, Miranorte, Monte do Carmo, Novo Acordo, Palmas, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Tereza, São Félix, Silvanópolis, Tocantínia.

Fonte: Setas-TO