Município de Tocantinópolis Participa de Capacitação do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família

Data do post: 28/08/2017 20:00:31 - Visualizações: (1079)    Imprimir

A Coordenadora do Programa Bolsa Família de Tocantinópolis, Nuruna Marques, participou de 21 a 25 de agosto, de capacitação das novas turmas de gestores do Cadastro Único, na Escola de Gestão Fazendária (Egefaz), em Palmas. 

Dirceu LenoA qualificação que atendeu 70 participantes de 47 municípios tocantinenses, divididos em três turmas, busca melhor qualificar os Gestores do Cadastro Único e Programa Bolsa Família (PBF), para que possam compreender os conceitos e procedimentos de gestão.

Naruna Natália da Silva M. Marques, formada em Serviço Social e Gestora do programa no município, pontua a importância de ter participado do evento. “A participação nessa capacitação foi de grande importância para o andamento dos trabalhos que a gestão desenvolve dentro do programa, pois pode obter e compreender todo o fluxo de funcionamento da parte administrava e articuladora do programa. Foi um momento de tirar as dúvidas existentes e trocar experiências com os gestores que trabalham a mais tempo”, disse.

Destacam entre os pontos abordados durante o curso: conceitos básicos, processo de cadastramento, atualizações cadastrais, as responsabilidades das esferas de governo, e muitos outros.

Dirceu LenoCadastro Único e Programa Bolsa Família é o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais; sua execução é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal. Pode se cadastrar famílias com renda mensal de até ½ mínimo por pessoa ou famílias com renda mensal total de até 3 salários mínimos. Famílias com renda superior aos 2 perfis citados, pode fazer o cadastro, desde que a inserção esteja vinculada à seleção ou a participação em programas sociais.

O Programa Bolsa Família é um programa que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil; possui três eixos principais: complemento da renda, acesso a direitos, e articulação com outras ações. Para participar a família tem que está inscrita no Cadastro Único e apresentar uma renda per capita por pessoa de até 170 reais e tenha filhos menores de 18 anos ou uma renda per capita por pessoa de até 85 reais, caso não tenha na sua composição familiar, ninguém menor de 18 anos de idade.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Preso da CPP de Tocantinópolis Escreve Bilhete Ameaçando Matar o Delegado Regional Tiago Daniel

Foto da notícia

Data: 24/02/2018 15:36:52 - Visualizações: 2533

Notícias Relacionadas

24/02/2018
Preso da CPP de Tocantinópolis Escreve Bilhete Ameaçando Matar o Delegado Regional Tiago Daniel

23/02/2018
Primeira Etapa das Correições Ordinárias da Defensoria é Finalizada em Tocantinópolis

23/02/2018
Efetivo da 5ª CIPM de Tocantinópolis Passa Por Treinamento Sobre CNH Eletrônica

23/02/2018
Criança Indígena de Apenas 09 Meses é Salva Graças ao Respirador Mecânico Recém Adquirido Pela Secretaria de Saúde de Tocantinópolis

22/02/2018
Prefeito Paulo Gomes Está em Brasília em Busca de Recursos Para Tocantinópolis

21/02/2018
Comandante da 5ª CIPM Apresenta Plano de Comando ao Efetivo da Unidade em Tocantinópolis

Todas as Notícias