UFT Câmpus de Tocantinópolis Lança Grupo de Apoio Voltado Para a Terceira Idade (GATI)

Data do post: 29/08/2017 18:23:03 - Visualizações: (1187)    Imprimir

Sempre é hora de aprender! Preocupada com as transformações que decorrem na atualidade, especialmente no que tange o aumento da expectativa de vida, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Tocantinópolis, por meio do Curso de Licenciatura em Pedagogia em parceria com o curso de Educação Física e o CEMTI Darcy Marinho, lança o Grupo de Apoio à Terceira Idade (GATI), o qual é voltado para o fortalecimento da autonomia, emancipação dos idosos, e sua inclusão no âmbito da universidade. 

Dirceu LenoO GATI tem como princípio não ser somente um espaço de acolhida ao idoso egresso da UMA ou mesmo do Projeto Atividade Física e Cognição, é o que explica a idealizadora e coordenadora do GATI, Profª. Dra Fabíola Andrade. “Além de propormos um espaço que agregue nossos idosos, este procurará ser um espaço sócio educativo que visa contribuir com a qualidade de vida dos idosos tocantinopolinos. Assim, será um espaço plural e intergeracional, de trocas e partilhas que busca também articular ações e colocar em prática os conhecimentos apreendidos pelos idosos e por nossos acadêmicos”, informou.

Tocantinópolis é um dos municípios do Tocantins que tem se destacado quando o assunto é políticas públicas voltadas para o idoso. Consoante a isso, a Universidade Federal do Tocantins desde 2009 tem, por meio do Curso de Pedagogia, buscado consolidar ações comprometidas com a equidade social, sobretudo no que concerne a inclusão social, étnica e de gênero.

Dessa forma, ao perceber o aumento da expectativa de vida vê-se a necessidade de se pensar em políticas públicas que sejam de fato norteadas nos princípios da justiça social, garantindo aos idosos o direito à cidadania plena, de forma que todo cidadão seja ele criança, jovem, adulto ou idoso tenha sua existência acompanhada do exercício de direitos fundamentais.

Dirceu Leno“O fenômeno do envelhecimento aponta para a necessidade de um delineamento de ações concretas em todos os setores sociais. Ações que buscam pensar não só na força de trabalho desse segmento da população, mas, sobretudo, na sua inserção social nos diversos segmentos da sociedade, pois a eles têm sido atribuídos novos papéis, principalmente o de estudante universitário”, elencou a coordenadora, Fabíola Andrade.

Inscrições

O projeto é voltado para pessoas com idade a partir de 50 anos. As inscrições poderão ser realizadas no período de 4 a 12 de setembro, no Câmpus da UFT ou no Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Darcy Marinho. No ato da inscrição, os participantes deverão estar munidos de cópias do RG, CPF e comprovante de endereço, e uma foto 3x4. O horário de atendimento é das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Estão sendo ofertadas inicialmente 100 vagas para pessoas. O projeto iniciará em 18 de setembro. Os encontros acontecerão quinzenalmente no Câmpus da UFT, em horário ainda a ser definido. Os integrantes do projeto participarão gratuitamente de palestras, conhecimentos específicos sobre educação, saúde e de cidadania, atividades físicas e de lazer, e oficinas.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Luzinópolis, Vereadores Anulam Eleição Recente Para Eleger Outro Presidente

Foto da notícia

Data: 14/12/2018 04:23:03 - Visualizações: 1340

Notícias Relacionadas

14/12/2018
Em Desafio a Polícia, Criminosos Furtam Residência do Delegado Tiago Daniel em Tocantinópolis

13/12/2018
Festejo em Honra a Santa Luzia da Comunidade Vila Valdenor de Tocantinópolis Encerra Nesta Quinta feira (13)

13/12/2018
PM de Tocantinópolis Prende Três Suspeitos por Tráfico de Drogas. Um Deles Pela Terceira Vez em Duas Semanas

11/12/2018
PM de Tocantinópolis Prende Mais um Suspeito de Tráfico de Drogas Que Comercializava no Setor Cidade Alta

10/12/2018
"Por Mais Violenta Que Seja Nós Vamos Tomar Providências". Diz Bonifácio Sobre a Paralisação das Obras de Pavimentação da TO-126

10/12/2018
Motorista Tenta Passar Por Cais Inundado e Caminhonete Afunda no Rio Tocantins em Tocantinópolis

Todas as Notícias