Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantinópolis em Luto pela Morte de Ney Alves de Oliveira, Intelectual da Academia Tocantinense de Letras

Data do post: 11/09/2017 22:23:56 - Visualizações: (5112)

O intelectual tocantinopolino de coração, Ney Alves de Oliveira, 81 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (11), em Palmas, vítima de falência múltipla dos órgãos.

Foto Reprodução Youtube Membro titular da Academia Tocantinense de Letras (ATL), Ney Alves é apontado como um dos melhores educadores que Tocantinópolis já teve.

Nascido na vizinha cidade de Porto Franco/MA, o pai do ex-vereador Aderson Marinho Neto (Buxim), Ney Alves que construiu sua carreira no município biquense, deixa um grande legado para a cultura e em especial para a educação tocantinopolina. Além de escritor, ocupou também o cargo de professor, vereador, conselheiro estadual de cultura e demais cargos públicos de confiança. Como homenagem, a Biblioteca Municipal da cidade é nominada com o nome do educador.

Há 26 anos ocupando a cadeira nº 11 da Academia Tocantinense de Letras, cuja patronesse foi a professora Aldenora Alves Correia, Ney Alves completou no último dia 30 de agosto, 81 anos. No currículo figuram inúmeras palestras, entrevistas, artigos e três obras literárias publicadas (Navegando pelo Tocantins, 1995; Caminhos do Reencontro, 2000; e O Mestre-escola a Cabocla e o Vaqueiro, 2013).

Homem íntegro, conhecedor e importante fonte da história e da política de Tocantinópolis, Professor Ney, deixará um grande legado não só para a história sociocultural, como também para a esposa, seus 7 filhos, 19 netos e 17 bisnetos.

O corpo do educador está sendo velado em sua residência, na Rua Horácio Negreiros, nº 855, Centro, e o enterro está marcado para acontecer nesta terça-feira (12), às 17h, no Cemitério Nossa Senhora da Consolação, Setor Cidade Alta.

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis