Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Naturatins de Tocantinópolis Resgata Macaca que Vivia nos Arredores do Povoado Passarinho

Data do post: 12/09/2017 17:22:48 - Visualizações: (2552)

Nessa segunda-feira, 11, a equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em Tocantinópolis encaminhou, ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), uma macaca conhecida popularmente como Guariba de Mãos Ruivas (Alouatta Belzebude), uma espécie ameaçada de extinção.

Secom-TODe acordo com a agente ambiental do Naturatins em Tocantinópolis, Viviana Locatelli, o animal apareceu na casa de moradores do Povoado Passarinho, uma comunidade rural do município. “A macaca estava, há um ano e seis meses, se alimentando com ração dos porcos e restos alimentares. Após presenciar o interesse de várias pessoas das proximidades, em matar o animal para comerem, os moradores estiveram no Naturatins de Tocantinópolis e solicitaram que uma equipe fosse buscar o animal”, relatou.

Viviana Locatelli explicou que não houve penalização para as Secom-TOpessoas que estavam com a macaca. “O casal, que estava com o animal, fez a entrega voluntária da macaca. Nesses casos, o órgão ambiental somente recolhe o animal, sem sanções às pessoas que estavam de posse do exemplar”.

A Guariba de Mãos Ruivas aparentemente apresentava bom estado de saúde, mas, no Cetas, será submetida a exames e ao acompanhamento de uma reeducação alimentar, quando será avaliada a possibilidade de retorno à natureza.

Fonte: Secom-TO