Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tapiocaria de Cearense Vira Modelo de Negócio em Tocantins

Data do post: 13/09/2017 17:20:19 - Visualizações: (1530)

Empresária se prepara para transformar o seu negócio em uma franquia.

Agência Sebrae de NotíciasO empreendedorismo é uma marca na família de Maria Adeneide, 54 anos. Desde pequena, ela e as irmãs tiveram a mãe, Antônia Neide, como uma referência de dinamismo, criatividade e iniciativa. Assim, ser dona do próprio negócio sempre foi uma meta pessoal perseguida por Adeneide. Era só uma questão de tempo para que ela partisse para abrir sua empresa e realizasse seu sonho de ser autônoma, como a mãe.

Maria Adeneide começou a construir sua história como empreendedora quando trabalhou por 16 anos no Sebrae em Tocantins (entre 1991 e 2007), primeiro como tesoureira e, depois, como responsável pela área de Turismo, Artesanato e Cultura. Ela comenta que a oportunidade de trabalhar no Sebrae foi fundamental para consolidar o seu sonho de empreender. “Quando eu ainda era funcionária da instituição pude cursar o Empretec, que me preparou para criar a minha empresa de forma mais estruturada e planejada”, comenta. O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) aplicada no Brasil pelo Sebrae e que está voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios.

Depois de uma passagem pelo Governo do Estado do Tocantins, onde coordenou a Agência de Desenvolvimento do Turismo (entre 2007 e 2012), a empresária percebeu que era chegada a hora de colocar o seu sonho em prática. “Nessa hora, eu usei os conhecimentos que eu tinha adquirido na minha formação do Sebrae e busquei um negócio onde eu tivesse algum conhecimento, alguma expertise”, diz Maria Adeneide.

Nesse momento, ela foi resgatar toda a experiência da mãe, que foi uma pioneira na venda de tapiocas em Palmas (TO). “Quando eu acompanhava minha mãe vendendo tapiocas na feira, os clientes sempre pediam para que nós abríssemos um ponto fixo para vender tapiocas todos os dias e não somente no fim de semana. Foi aí que eu percebi que havia uma demanda de mercado que poderia ser explorada”, lembra a empresária.

Adeneide abriu a tapiocaria em 2012, inicialmente como uma microempreendedora individual (MEI). “Eu queria me sentir segura, conhecer melhor o mercado antes de fazer um investimento maior. Por isso, comecei como MEI. Aluguei um pequeno trailer que mal cabiam duas pessoas e comprei todo o equipamento de segunda mão”, comenta. Para complementar a sua infraestrutura, Adeneide colocou em prática sua capacidade de articulação e firmou uma parceria com uma grande fabricante de refrigerantes, onde conseguiu freezer, cadeiras, mesas, cobertura.

Em apenas um ano, as vendas da Tapioca da Tia Dê cresceram expressivamente e a empresária teve de migrar para a categoria de Microempresa. Hoje, a empresa já conta com uma estrutura própria, instalada na mais importante avenida de Palmas, na área hoteleira da cidade, e um segundo quiosque aberto no ano passado. 

O próximo passo de Adeneide será expandir sua marca para todo o Tocantins e – possivelmente para outros estados. A empresária está terminando de estruturar, com o apoio de consultorias do Sebrae (Sebraetc), um plano de negócio para transformar a Tapiocas da Tia Dê em uma franquia. “O Sebrae foi fundamental na minha história. Nem um pai apoia os novos empresários como o Sebrae. Agora, o céu é limite”, afirma.

SEBRAE 45 ANOS

A trajetória desta empresária e de outros milhões de empreendedores faz parte da história do Sebrae, instituição criada em 1972 para fomentar e desenvolver os pequenos negócios no Brasil. Em 2017, o Sebrae comemora 45 anos de atuação em defesa dos micro e pequenos empreendedores, que somam hoje 98,5/% do total de empresas do Brasil e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil:   https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias