Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Prefeitura de Fortaleza Fala de Eixos Interligados Para o Sucesso da Economia Solidária

Data do post: 14/09/2017 16:36:36 - Visualizações: (960)

Recepcionados pelos secretários de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Mosiah Torgan e do de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cláudio Ricardo, a secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral juntamente com os 17 representantes da Economia Solidária estiveram presentes durante a manhã desta quinta-feira, 14, no Espaço do Artesanato Feira de Pequenos Negócios de Fortaleza. 

Setas-TOO Espaço é o local destinado aos artesãos da cidade que trabalham com produtos oriundos das ações da Economia Solidária.  A visita segue o cronograma de atividades do grupo tocantinense a Capital cearense que tem como objetivo conhecer as práticas bem-sucedidas da Economia Solidária.

O Espaço do Artesanato, além de expor peças diversas, confeccionadas por aproximadamente dois mil associados, oferece cursos de capacitação a eles; noções sobre associativismo; e ensina a criarem o plano de negócios, entre outros.

É importante salientar que a prefeitura de Fortaleza estabeleceu cinco eixos principais para trabalhar a Economia Solidária, conforme explicou a supervisora de Apoio, Capacitação e Consultoria, Gardênia Mendes Torres. “Formalização, capacitação e consultoria, comercialização, mobilização e acesso ao Setas-TOmicrocrédito”, disse. Estes eixos são estratégias que fazem com que os artesãos tenham suporte do início ao fim de seus empreendimentos, e mais que isso: sucesso garantido, conforme a supervisora.

A representante de Porto Alegre do Tocantins, Edvan Sousa avaliou como positiva as trocas de experiências, que em sua percepção, têm reforçado o empoderamento de todos. “Nós poderemos fazer muito. Percebi que as realidades são parecidas em toda parte. A diferença é que o Estado do Ceará já superou as dificuldades que hoje enfrentamos. A Economia Solidária tem muita força aqui porque o poder público se faz presente, e a presença da secretária Patrícia do Amaral na nossa comitiva nos faz acreditar que o Governo está conosco nessa luta”, enfatizou.

Em Porto Alegre do Tocantins, a agricultura familiar é a aposta do Programa, mas a representante da cidade acredita que outros Setas-TOprodutos poderão ser incorporados à ideia inicial, como trabalhar com produtos em pneus recicláveis, garrafas pet, e até bonecas. “As bonecas ainda não são difundidas no nosso município, para poderemos trabalhar com elas”, justificou.

Em sua fala, a secretária Patrícia do Amaral enfatizou a vontade do Governador Marcelo Miranda em ver a Economia Solidária do Tocantins colher os frutos brevemente. “O nosso Governador tem pedido o nosso empenho para que possamos concluir o nosso projeto o quanto antes, oferecendo os nossos produtos à população e dando autonomia financeira à nossa gente”, disse.

Fonte: Setas-TO