Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Arapoema, Barrolândia e Lagoa do Tocantins Dão Início à Capacitação do Programa Criança Feliz

Data do post: 19/09/2017 16:42:55 - Visualizações: (957)

“O Programa Criança Feliz trará muitos benefícios aos municípios que aderiram. Temos hoje em nossa cidade, 149 crianças de zero a seis anos; e após essa capacitação certamente estaremos aptos a atender melhor e com uma equipe mais preparada para executar esse trabalho tão importante para a primeira infância”, falou a secretária municipal de assistência social de Arapoema, Bruna Karyne Gomes Borges, durante a Capacitação de Supervisores e Visitadores do Programa Criança Feliz (PCF), que está acontecendo na sala de reunião da Secretaria do Trabalho e Assistência Social.

Setas-TOA equipe de referência de Assistência Social de Arapoema é uma das três que estão sendo capacitadas pelos técnicos da Proteção Social Básica a partir dessa terça-feira, 18, até a sexta-feira, 22, das 8h às 12h e das 14h às 18h; os demais profissionais são de Barrolândia e Lagoa do Tocantins.

Os conteúdos a serem abordados durante o curso tratam das questões gerais do Programa, intercalados com atividades teóricas e práticas, dentre as quais, uma visita domiciliar que ocorrerá na tarde da quinta-feira, 21, em domicílios onde haja gestantes ou crianças de zero a três anos de idade.

Na primeira etapa do PCF, que foi de novembro de 2016 a fevereiro de 2017, 43 municípios tocantinenses assinaram o termo de aceite de adesão para receber as ações do programa, desses, faltam ainda duas cidades se capacitarem. “Araguatins e Taguatinga estão formando suas equipes e logo também serão capacitadas, completando assim a preparação de todos os municípios que aderiram na primeira etapa”, disse a coordenadora estadual do PCF, Katilvânia Souza Guedes.

Programa Criança Feliz

Setas-TOO PCF busca promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, que compreende o período que abrange os primeiros seis anos completos ou os setenta e dois meses de vida da criança.

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

Para participar do Programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família. No caso de crianças em situação de extrema pobreza ou necessidades especiais, o apoio se estende até os seis anos de idade.

Fonte: Setas-TO