Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Técnicos do Naturatins Participam de Fórum Nacional e Encontro Catarinense de Educação Ambiental

Data do post: 20/09/2017 17:36:20 - Visualizações: (753)

Com o objetivo de fortalecer a diversidade da Educação Ambiental como instrumento no gerenciamento dos mais diversos empreendimentos, tanto para o setor público como para o setor privado, técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Superintendência de Gestão Ambiental e da Diretoria de Licenciamento Ambiental, participam no período de 17 a 20 de setembro, do IX Fórum Brasileiro & IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental (EA), sediado na cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina. Os eventos ocorrem na Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Naturatins-TONo âmbito da Educação Ambiental os encontros são considerados como os mais importantes do País, no que se referem à consolidação técnica e científica ligados ao tema. No que tange ao Naturatins os assuntos abordados trataram do “Licenciamento Ambiental, Políticas, Programas e Práticas de Educação Ambiental no Licenciamento e na Gestão de empreendimentos públicos e privados”.

Graduado em Gestão Ambiental e com especializações em Gestão Pública e Passivos Ambientais, o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins Natal César Alves de Castro, destacou que observa a participação dos representantes do órgão nos eventos, como um grande avanço para a Educação Ambiental do Tocantins. Ele enfocou sobre a importância da equipe conhecer os trabalhos realizados nos outros Estados.

“A título de inovação vamos escolher os melhores trabalhos para que sejam aplicados no Estado. É gratificante saber que o Tocantins está bem avançado na questão da Educação Ambiental, ao contrário de outros estados da federação que já são mais antigos e ainda estão iniciando na Naturatins-TOEducação Ambiental. Com essas novas experiências, acredito que tanto eu como a equipe que está participando, iremos enriquecer muito a EA no Tocantins”, considerou o gestor.

O superintendente relatou que temas ligados ao Tocantins foram apresentados no Fórum por um dos palestrantes. “Um deles foi referente a trabalhos realizados com os indígenas da etnia Krahô, da região de Goiatins e Itacajá. Uma exposição fotográfica com imagens do Cantão e Jalapão, também foi apresentada, além de outros atrativos sobre as belezas naturais do Tocantins”, enfatizou.

Nos eventos, o Naturatins apresentará através da inspetora de Recursos Naturais, especialista em Planejamento e Gestão Ambiental e mestre em Educação e Ecologia Humana, Denise Loureiro e da Analista de Desenvolvimento Social, especialista em Educação Ambiental e responsabilidade social, Rosilene Reis, um trabalho técnico no formato de painel, intitulado “Licenciamento Ambiental: A Educação Ambiental como uma ferramenta de melhoria na área socioeconômica no licenciamento dos grandes empreendimentos no estado do Tocantins”.

Naturatins-TOProgramas Ambientais

O referido artigo foi aprovado pela comissão científica do evento, se enquadra no eixo temático Relato de Experiência, e visa abordar a necessidade de fortalecimento dos processos educativos propostos nos referidos Programas Ambientais dos grandes empreendimentos.

Como resultado ambas as técnicas lotadas na Diretoria de Licenciamento Ambiental, visam a elaboração de uma Normativa Estadual que direcione as atividades educativas para os grupos sociais e os trabalhadores envolvidos no empreendimento de grande porte.

Também participam do evento a pedagoga, especializada em Educação Ambiental e Responsabilidade Social, Nelma de Souza Mota e a assistente Social, analista em Desenvolvimento social e especialista em Planejamento Ambiental, Maria Alice dos Santos Reis.

Fonte: Naturatins-TO