Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Naturatins e Ibama Oferecem Capacitação Sobre o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor)

Data do post: 20/09/2017 18:37:46 - Visualizações: (731)

Na manhã desta terça-feira, 19, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) por meio de parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deu início a capacitação sobre o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) que será implantado no Tocantins. A oficina ocorrerá até esta quarta-feira, 20, na Escola de Gestão Fazendária (Engefaz), em Palmas.

Naturatins-TOO vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral realizou abertura do curso enfatizando que os recursos do sistema Sinaflor serão alinhados às metas e complementarão os princípios do Programa Simplifica Verde, que tem o objetivo de desburocratizar e oferecer mais celeridade ao atendimento. “Dessa maneira estaremos cumprindo a missão primária do órgão, que é promover o uso sustentável dos nossos ativos ambientais”, considerou.

O gestor destacou ainda que o Sinaflor será a oportunidade de integrar os órgãos ambientais.  “Este Sistema irá propiciar uma sintonia das informações trabalhadas pela gestão das florestas, fiscalização e demais técnicos, no sentido de colaborar com a melhoria da oferta dos serviços ambientais aos usuários”, concluiu o vice-presidente.

As informações técnicas sobre o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), estão sendo repassadas aos participantes da capacitação, por técnicos da Superintendência do Ibama, Jakeline Borges de Sousa e Custódio Duarte Coelho. Na ocasião a instrutora Jakeline fez uma breve apresentação do sistema e posteriormente iniciou a capacitação mostrando todas as partes do sistema interno e externo.

Segundo o engenheiro florestal e supervisor de Produtos e Subprodutos Florestais do Instituto, Rodrigo Sávio, Sinaflor é uma ferramenta que tem o objetivo de permitir o rastreamento da origem do produto ou subproduto florestal, a partir de qualquer lugar do país. Com a implantação do Sinaflor esse processo será automático. O supervisor explica que toda a cadeia produtiva de madeira estará interligada e será gerenciada, em um único sistema, que tem como um dos requisitos básicos, o cadastro da propriedade no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Naturatins-TO“Com o Sinaflor nós teremos um perfil das propriedades, saberemos suas características a exemplo de como é a área de exploração, tipo de vegetação, volume de exploração e espécies encontradas, por meio do inventário florestal, apresentado no sistema. E também para onde esta indo o produto oriundo do desmatamento ou  plano de manejo. E ainda qual destino será dado a este material", finalizou o supervisor.

Workshop

No dia 21, a programação segue com o Workshop da Implantação do Sinaflor, a partir das 8h30, no auditório do Naturatins, para representantes do setor produtivo, consultores e produtores; bem como da sociedade. Esta prevista a participação de representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO), a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA),  a Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE).

Fonte: Naturatins-TO