Campanha de Prevenção Alusiva ao 'Setembro Amarelo' é Realizada nas Aldeias São José e Mariazinha

Data do post: 21/09/2017 22:19:59 - Visualizações: (1277)    Imprimir

Para lembrar o mês de prevenção ao suicídio (Setembro Amarelo), o Polo Indígena, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe da Unidade Básica de Saúde Múcio Barbosa (Policlínica) juntamente com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), de Tocantinópolis, desenvolveu palestras educativas de cunho preventivo, tendo como público alvo os indígenas das Aldeias São José e Mariazinha.

Dirceu LenoSegundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, no Brasil, cerca de mil pessoas cometem suicídio anualmente. O índice de suicídios perde apenas para homicídios e acidentes de trânsito entre as mortes por fatores externos (o que exclui doenças). Em todo o mundo, entre os jovens, a morte por suicídio já é mais frequente que por HIV. Entre idosos, assim como entre pessoas de meia-idade, as incidências também avançam.

De modo preventivo e de maneira simples, o psicólogo Weslei Alves abordou sobre o suicídio, ressaltando a importância da família em ajudar, estar sempre atenta quando houver alguma pessoa em estado de isolamento, triste, desolado ou mesmo quieto e recluso. Em caso de alguém apresentar algumas dessas características, a família deve procurar ajuda de profissionais da saúde.

Dirceu Leno“Frases como eu quero sumir. Minha vida não faz sentido. Eu não sirvo para nada. Essa vida está sem graça, e Não tem sentido eu viver, são perceptíveis em casos de depressão, o que pode acarretar numa situação ainda mais grave, o suicídio. Portanto, é sempre bom estarmos atentos para eventuais situações”, informou a enfermeira Marisa Fontinelle.

A enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Ana Paula destacou sobre o trabalho do CAPS no âmbito da prestação de serviços psicossociais, ressaltando que o município dispõe de profissionais preparados para atender e receber pessoas com problemas psicológicos, mentais, e dependentes químicos. “A unidade é servida de uma equipe multidisciplinar com psicóloga, enfermeira, médica psiquiatra, técnico de enfermagem, artesã, terapeuta ocupacional, pedagoga e assistente social”, disse.

A equipe multidisciplinar de saúde do Polo Indígena, Enf.ª Marly Ferreira, Enf.ª Karoline, e Enf. Joaquim Felipe, também participaram da ação promovendo palestras e conscientizando o público presente sobre o mês de prevenção ao suicídio. “O ‘Setembro Amarelo’ é uma Dirceu Lenocampanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção”, informaram.

Doutores Mais Sorriso

Levando alegria e descontração por onde passam, os “Doutores Mais Sorriso” não poderiam ficar de fora. Com muita irreverência, mais uma vez fizeram apresentação especial com a temática aludida. O objetivo do projeto é promover atuação teatral que são chamadas por eles de consultas, onde utilizam da arte da alegria como um elemento lúdico para auxiliar numa melhor compreensão, utilizando o deleite e a descontração como estado gerador e transformador de ambientes, quebrando a rotina, amenizando o medo e o impacto. Não há quem não encha os olhos de alegria quando recebe o carinho transformado em alegria pelos “Doutores Mais Sorriso”.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Prefeito Paulo Gomes Inicia Construção de Casas Populares em Tocantinópolis

Foto da notícia

Data: 19/06/2018 15:10:42 - Visualizações: 1092

Notícias Relacionadas

19/06/2018
Prefeito Paulo Gomes Inicia Construção de Casas Populares em Tocantinópolis

16/06/2018
Câmara de Tocantinópolis Aprova Doação de Terreno Para Construção da Sede da Polícia Militar

13/06/2018
Prefeitura de Tocantinópolis Finaliza Primeira Turma do Projeto Hidroginástica Para Gestantes

13/06/2018
Prefeito Paulo Gomes Altera Horário de Expediente Durante os Jogos da Seleção Brasileira

12/06/2018
Operação da Polícia Civil em Tocantinópolis Resulta na Apreensão de Duas Armas e Duas Pessoas Presas

11/06/2018
Polícia Militar Recupera Objetos Furtados, Drogas, Munições e Prende Dois Suspeitos em Tocantinópolis

Todas as Notícias