Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Cerca de 1 Mil e 200 Trabalhadores Foram Empregados no Tocantins no Mês de Agosto

Data do post: 22/09/2017 20:07:53 - Visualizações: (830)

O Governo do Tocantins registra mais um saldo positivo de preenchimento de vagas de emprego. No mês de agosto 1.115 trabalhadores tiveram suas Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinadas. 

Setas-TOOs dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Órgão ligado ao Ministério do Trabalho (MTE), disponibilizados nesta quinta-feira, 21.

Estes dados são os melhores registrados no ano. Palmas, Araguaína e Gurupi foram as principais cidades responsáveis pelas empregabilidades. Na Capital foram admitidas 2.294, em Araguaína 1.890, seguida por Gurupi com 387 vagas.

No mês de agosto 6.725 trabalhadores foram admitidos, enquanto 5.610 foram desligados, gerando um acréscimo percentual de 0,64% em relação ao mês de julho.

Os setores que mais empregaram foram o de serviços com 1.035 vagas, correspondentes a um acréscimo de 1,90%, em relação ao mês de julho; seguido pelo comércio com 338 vagas e aumento de 0,2%.

No acumulado de janeiro a agosto deste ano foram verificadas 47.402 vagas de emprego com um saldo positivo de 1,99% em relação ao mesmo período do ano anterior; já nos últimos doze meses foram 66.882 vagas ofertadas.

Alberlila Marques Sá de Castro, 31 anos,faz parte dessa estatística. Após três meses sem conseguir trabalho, no mês de agosto recebeu uma notícia: teve seu currículo selecionado para ocupar uma vaga como recepcionista no Hotel 10, em Palmas. “Graças a Deus estou muito feliz agora”, e garante se dedicar muito para mantê-lo por muito tempo.

Estatística

Setas-TOA secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral atribui o acréscimo a uma conjuntura político-social brasileira, uma vez que a economia brasileira começa a dar os primeiros suspiros e a realidade também chega ao Tocantins.

“O Brasil inteiro está passando por uma crise. Mas aos poucos temos engatinhado. Nos últimos quatro meses o nosso Estado tem registrado aumento nas vagas de emprego, e isso nos deixa bastante esperançosos”, afirmou a Secretária,  assegurando que, apesar da crise, o Sistema Nacional de Emprego (Sine-TO) tem intensificado a qualificação da mão de obra com palestras e cursos destinados aos seus usuários em todo o Estado.

“Só neste ano o Sine garantiu 6.146 vagas junto às empresas, e fomos os responsáveis diretos por empregar 4.018 pessoas. Atendemos com a Orientação Profissional 1.848 pessoas. E ainda fizemos cursos em parceria com Senai/Senac onde foram contempladas 372 pessoas. Nas nossas palestras feitas nas empresas e dependências do Sine, atendemos 910 participantes”, informou.

Fonte: Setas-TO