Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

CIOPAER/TO Compõe Comando Integrado de Combate a Incêndios Florestais no Estado

Data do post: 24/09/2017 10:16:01 - Visualizações: (1037)

Após retornar, nesta sexta-feira, 22, das missões realizadas no norte do Tocantins e no Estado do Pará, a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), órgão ligado a Secretaria da Segurança Pública, foi imediatamente direcionada a atender as demandas do Comando Integrado de combate aos incêndios florestais.

Foto: SSP/TOO Comando é composto por órgãos federais como (IBAMA, ICMBio, EB e FUNAI), estaduais (SEMARH, NATURATINS, SSP, CBM, PM, Defesa Civil, RURALTINS, ITERTINS, e de alguns municípios impactados, como o da Prefeitura de Palmas.

Foi instalado um gabinete de gestão para gerenciar os recursos e as ações no período de estiagem no Tocantins.

Ainda no dia 22/09, após reunião com os participantes do gabinete de gestão, técnicos do IBAMA, CBM e da SEMARH sobrevoaram toda área da Serra do Lajeado, próximo à Capital, para verificação, no sentido de orientar as equipes de brigadistas a combater alguns poucos focos de incêndio existentes na localidade.

Posteriormente, houve a solicitação por parte do comando das operações para que os integrantes do CIOPAER atuassem diretamente no combate a um foco de incêndio localizado em área inacessível aos brigadistas.

Foto: SSP/TOPara a realização dos trabalhos, a unidade aérea do Estado utilizou como base o acampamento dos brigadistas, montado na própria serra e um reservatório de 11.000 litros de água disponibilizado pelo IBAMA e abastecido pelo Exército Brasileiro.

Assim, o equipamento helibalde, que comporta cerca de 500 litros, pode ser utilizado para combater as chamas. Na manhã deste sábado, o CIOPAER foi empregado em mais uma missão de monitoramento gerenciada pelo IBAMA e o CBM. A equipe do CIOPAER é mantida de prontidão e à disposição da força-tarefa para atuar em qualquer ponto do território tocantinense.

Fonte: Redação do Tocnoticias