Fortalecendo a cultura da informação e da transparência, a ouvidoria Judiciária desenvolve ações que buscam criar mecanismos para ser, cada vez mais, um canal efetivo de comunicação da Justiça com os cidadãos.
Dando sequência ao ciclo de visitas institucionais, nesta terça-feira (10/10) a equipe técnica do órgão foi recebida por magistrados e servidores das comarcas de Dianópolis e Almas.
Durante o encontro, a ouvidora judiciária, desembargadora Ângela Prudente, ressaltou os projetos desenvolvidos pela Ouvidoria. “Temos a missão de ser o canal direto de comunicação entre o cidadão e o Poder Judiciário. Para aperfeiçoar a nossa prestação de serviços, passamos por várias etapas que foram desde a reestruturação do órgão, passando pela divulgação junto ao público externo e agora estamos fazemos esse trabalho buscando levar ao nosso público interno o conhecimento sobre a Ouvidoria”, afirmou a magistrada.
Na Comarca de Dianópolis, o diretor do Foro, juiz Jossanner Nery Nogueira Luna, ressaltou os benefícios trazidos por outro projeto da Ouvidoria: a instalação dos totens de atendimento. “Tem colaborado muito com a prestação jurisdicional. Os totens nos fóruns demonstram a transparência nos serviços do Poder Judiciário. O cidadão acessa o canal direto de comunicação online permitindo que a Justiça tenha conhecimento de sua demanda, o que nos permite emitir respostas de forma ágil e eficiente”, pontuou.
Lei de Acesso à Informação
Fomentando a política da transparência e capacitando os servidores para um atendimento ainda melhor, durante as visitas os servidores das comarcas passaram por capacitação sobre a Lei de Acesso a Informação (lei nº 12.527/2011).
Na Comarca de Almas, a participação efetiva dos servidores demonstrou a aprovação do público com a ação. “Penso que a Lei de Acesso à Informação foi criada para melhorar o atendimento e ser uma ponte entre o Judiciário e a população, que são os maiores beneficiados. A capacitação veio para auxiliar nos nossos trabalhos de assistência às partes”, afirmou a servidora Ludmilla Rodrigues S. Souza.
Já o servidor da Comarca de Dianópolis, Mário Sérgio Melo Xavier, destacou que as ações da Ouvidoria Judiciária permitem medir o nível de qualidade no atendimento aos jurisdicionados e advogados. “Nos ajuda a ter ainda mais controle sobre as demandas que são enviadas e fazemos o possível para atendermos o mais prontamente”, concluiu.
Atendimento
Canal de comunicação destinado a dúvidas, reclamações, sugestões e elogios, a Ouvidoria Judiciária do Poder Judiciário atende pelo 0800 644 4334, por e-mail (ouvidoria@TJTO.jus.br) ou por carta para o endereço Palácio Rio Tocantins, Praça dos Girassóis, S/Nº, Palmas – Tocantins, CEP 77015.007
As 42 comarcas do Tocantins possuem totens de atendimento da Ouvidoria Judiciária instalados e em funcionamento.