Câncer de Mama: Magistrados e Servidores do Judiciário Aderem à Campanha Outubro Rosa

Data do post: 11/10/2017 18:42:09 - Visualizações: (368)    Imprimir

Um momento voltado à reflexão sobre a prevenção da doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer, é o segundo que mais atinge as mulheres pelo mundo. 

Tribunal de Justiça-TOCom esse objetivo, o Poder Judiciário realizou, na manhã desta quarta-feira (11/10), uma ação em prol da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, acompanhando o movimento mundial 'Outubro Rosa'.

Vestindo a cor da campanha, magistrados e servidores se uniram para fazer um alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. “Não podemos deixar de ressaltar que as grandes demandas que envolvem a saúde passam pelo Tribunal de Justiça e é importante evidenciar que a Constituição Federal consagrou a Saúde como sendo dever do Estado e direito do cidadão. Por isso participamos de forma ativa do movimento 'Outubro Rosa', que incentiva todas as mulheres a cuidarem da sua saúde para que se mantenha a qualidade de vida”, afirmou o presidente do TJ, desembargador Eurípedes Lamounier, durante a mobilização.

Tribunal de Justiça-TOEste é o sétimo ano consecutivo que o Poder Judiciário tocantinense abraça a campanha. Além da iluminação externa do prédio do TJ, que está na cor rosa, as barras do site institucional também ganharam a cor da campanha neste mês de outubro.

Para Elody Brito Paiva Walcácer, falar sobre o câncer em mulheres no mês de outubro tem um significado importante. Há exatos dez anos, a servidora do TJ teve o diagnóstico de um tumor maligno na mama esquerda. “Senti o incômodo no seio e no autoexame detectei um caroço muito pequeno, procurei o médico e dei início ao tratamento. Eu venci o câncer de mama e o que digo a todas as mulheres é que prestem atenção ao próprio corpo. Qualquer alteração deve ser imediatamente informada ao médico porque o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento”, alertou a servidora.

Anexos e Comarcas

Tribunal de Justiça-TOAlém do Tribunal de Justiça, Corregedoria-Geral da Justiça, Esmat e demais anexos administrativos, as comarcas do interior do Tocantins também se mobilizaram. De rosa, servidores e magistrados abraçaram a campanha em prol da conscientização sobre a doença.

Para conferir toda a mobilização do Poder Judiciário acesse o Flickr do TJTO.

História

O movimento popular conhecido como 'Outubro Rosa' começou nos Estados Unidos nos anos 1990 e atualmente é realizado em todo o mundo. No Brasil, a primeira ação pública de adesão ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo/SP, em 2002.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Vândalos São Presos Após Cortar Palmeiras Plantadas na Rua XV de Novembro em Tocantinópolis

Foto da notícia

Data: 15/09/2018 11:23:48 - Visualizações: 7935

Notícias Relacionadas

18/09/2018
SENAR Qualifica Profissionais Para Atuar na Área de Segurança do Trabalho em Lagoa da Confusão

18/09/2018
Kátia Abreu Comenta Declaração Polêmica de Vice de Bolsonaro

18/09/2018
Projeto de Atenção à Saúde Tem Início em Araguaína

18/09/2018
Polícia Civil Prende Mais Um Traficante de Drogas em Palmas

18/09/2018
Gestão Carlesse é Reconhecida Por Desburocratizar Pendências do Setor do Agronegócio do Tocantins

18/09/2018
Defensoria Garante Nomeação de Candidatos Aprovados em Concurso Público da Prefeitura de Guaraí

Todas as Notícias