Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Câncer de Mama: Magistrados e Servidores do Judiciário Aderem à Campanha Outubro Rosa

Data do post: 11/10/2017 18:42:09 - Visualizações: (948)

Um momento voltado à reflexão sobre a prevenção da doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer, é o segundo que mais atinge as mulheres pelo mundo. 

Tribunal de Justiça-TOCom esse objetivo, o Poder Judiciário realizou, na manhã desta quarta-feira (11/10), uma ação em prol da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, acompanhando o movimento mundial 'Outubro Rosa'.

Vestindo a cor da campanha, magistrados e servidores se uniram para fazer um alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. “Não podemos deixar de ressaltar que as grandes demandas que envolvem a saúde passam pelo Tribunal de Justiça e é importante evidenciar que a Constituição Federal consagrou a Saúde como sendo dever do Estado e direito do cidadão. Por isso participamos de forma ativa do movimento 'Outubro Rosa', que incentiva todas as mulheres a cuidarem da sua saúde para que se mantenha a qualidade de vida”, afirmou o presidente do TJ, desembargador Eurípedes Lamounier, durante a mobilização.

Tribunal de Justiça-TOEste é o sétimo ano consecutivo que o Poder Judiciário tocantinense abraça a campanha. Além da iluminação externa do prédio do TJ, que está na cor rosa, as barras do site institucional também ganharam a cor da campanha neste mês de outubro.

Para Elody Brito Paiva Walcácer, falar sobre o câncer em mulheres no mês de outubro tem um significado importante. Há exatos dez anos, a servidora do TJ teve o diagnóstico de um tumor maligno na mama esquerda. “Senti o incômodo no seio e no autoexame detectei um caroço muito pequeno, procurei o médico e dei início ao tratamento. Eu venci o câncer de mama e o que digo a todas as mulheres é que prestem atenção ao próprio corpo. Qualquer alteração deve ser imediatamente informada ao médico porque o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento”, alertou a servidora.

Anexos e Comarcas

Tribunal de Justiça-TOAlém do Tribunal de Justiça, Corregedoria-Geral da Justiça, Esmat e demais anexos administrativos, as comarcas do interior do Tocantins também se mobilizaram. De rosa, servidores e magistrados abraçaram a campanha em prol da conscientização sobre a doença.

Para conferir toda a mobilização do Poder Judiciário acesse o Flickr do TJTO.

História

O movimento popular conhecido como 'Outubro Rosa' começou nos Estados Unidos nos anos 1990 e atualmente é realizado em todo o mundo. No Brasil, a primeira ação pública de adesão ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo/SP, em 2002.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO