Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Tocantins Debate o Fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social em Conferência

Data do post: 18/10/2017 20:27:10 - Visualizações: (807)

“Sozinhos nada conseguiremos fazer, mas juntos discutiremos as políticas públicas de assistência social para o Estado e levaremos para o Governo Federal o que o Tocantins deseja, garantindo assim que o nosso Estado não fique sem voz”, falou a gestora da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral, aos representantes das cidades tocantinenses presentes na abertura da 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, na manhã desta quarta-feira, 18, no Auditório Cuíca da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas. 

Setas-TOA Conferência, realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas, em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas-TO), prossegue até a quinta-feira, 19.

Estiveram presentes no evento representantes do Ceas-TO, do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-TO), do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), e do Fórum dos Trabalhadores e Usuários da Assistência Social, além de 308 delegados municipais, sendo 154 vindos da sociedade civil.

As apresentações culturais ficaram por conta da banda da Polícia Militar de Palmas, e dos participantes do projeto Rede do Bem, que são crianças usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Palmeirópolis, no Sul tocantinense.

Setas-TOA Secretária Patrícia do Amaral apresentou ainda o Diagnóstico do Estágio de Implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Tocantins, em que apresentou em números o atual panorama do Sistema.

A conselheira nacional de Assistência Social, Luziana Carvalho de Albuquerque Maranhão, proferiu a palestra magna com o tema da Conferência Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS. Para ela, “diferente das outras conferências, hoje vivemos uma mudança no percurso construído para as políticas públicas, e precisamos garantir que não haverá retrocesso nos avanços já conquistados”, alertou.

O representante do Fórum dos trabalhadores e usuários do SUAS, Emanuel Aires do Nascimento, disse que “são os trabalhadores e usuários que compõem o SUAS, e o Fórum vem para acessar os direitos dos trabalhadores, principalmente Setas-TOfocando na desprecarização dos vínculos dos trabalhadores com a estrutura governamental tanto no âmbito municipal como estadual”, disse ele.

Já a presidente do Ceas-TO, Aurora Moraes dos Santos Silva, falou sobre sua expectativa em relação à Conferência e a importância da mesma para o fortalecimento da rede SUAS: “a Conferência tem o intuito de avaliar o estágio atual do SUAS, e o conjunto da proposições deliberadas serão levadas ao Conselho Nacional, em busca da ampliação e garantia dos direitos. Esperamos sair daqui com as propostas que o Tocantins deseja”, disse ela.

Durante a Conferência Estadual serão eleitos os 24 delegados que apresentarão as propostas do Tocantins na etapa nacional, que acontece de 04 a 08 de dezembro em Brasília.

Fonte: Setas-TO