Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Aposentada Faz Empréstimo Para Pagar Tratamento de Cadela com Câncer de Mama

Data do post: 22/10/2017 12:35:06 - Visualizações: (1225)

Veterinária diz que câncer de mama é o mais comum nas cadelas. Professores e estudantes de Palmas realizam a campanha Outubro Rosa Pet para alertar donos de animais.

 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera) A cadela Lili tem 10 anos e enfrenta uma das doenças mais temidas entre as mulheres e que está se tornando comum nos animais: o câncer de mama. A aposentada Maria Luzinete, moradora de Palmas, diz que descobriu que o animal de estimação tinha um tumor há três anos. Para arcar com o tratamento e a cirurgia de retirada da mama, ela fez empréstimo de R$ 4 mil e até promessa para que o animal resistisse à cirurgia.

Quando a aposentada percebeu que havia um caroço na mama da Lili, ela não sabia que poderia ser câncer. Mas o que era pequeno, cresceu ela resolveu procurar ajuda. “Surgiu aquele carocinho pequenininho e foi crescendo e crescendo. Ficou grande, com mais ou menos 1kg'. A bichinha estava sofrendo demais", conta.

Em agosto, Lili passou por cirurgia e está melhor agora. "Fiz até promessa para que ela não tivesse nada". Isso porque o amor da aposentada pelo animal é grande. Lili a acompanha por mais de uma década.

A cadela superou uma etapa do tratamento, mas vai ter que passar por uma nova cirurgia para retirar outro tumor. "A gente fica com medo, mas com fé em Deus e Nossa Senhora vai dar certo", afirma.

É para alertar os donos de pets, como a aposentada Maria, que estudante e professores de uma faculdade particular em Palmas, realizam neste mês a campanha Outubro Rosa Pet. O objetivo é informar sobre o câncer e orientar os donos a fazerem o exame nos animais.

Seis professores e 20 estudantes participam da ação. Segundo a professora e médica veterinária, Thuanny Lopes, o câncer de mama é o tumor mais frequente entre as cadelas e o terceiro entre as gatas. A doença é mais comum entre animais idosos e com obesidade.

"As causas do câncer de mama, assim como nas mulheres, é multifatorial. Está associada a alimentação, ao fato de esses animais chegarem a idade adulta e principalmente aos fatores hormonais".

A principal prevenção é a castração do animal. “Estudos mostram para a gente que quando a castração é feita antes do primeiro cio, as chances de que essa paciente desenvolva tumor na fase adulta diminui para cerca de 1% e quando a castração é feita depois do segundo ou terceiro cio, as chances aumenta para cerca de 25%“.

Assim como em humanos, é importante identificar a doença o mais cedo possível. E os donos podem fazer o exame básico em casa. "A gente apalpa toda a cadeia mamária. Nas cadelas, são cinco pares de mamas e nas gatas, são quatro. A gente apalpa com muita delicadez para ver se acha o nódulo", explica a universitária Juliana Lima.

O animal que tem câncer deve fazer a retirada de todas as mamas. Se o tumor for maligno, o bichinho terá que passar por quimioterapia. "A quimioterapia é um pouco agressiva em cães, mas nem tanto quanto nos humanos. Eles sentem menos, nos cães é mais fácil. Eles sentem menos a cirurgia, sentem menos a quimioterapia. Alguns animais chegam a cair o pelo, mas não é comum, geralmente eles aceitam muito bem o tramento", explica a veterinária Aparecida Dallacqua.

Fonte: G1/TO