Pesquisa Mostra que Lula é o Preferido Entre os Católicos, e a Maioria dos Evangélicos Preferem Bolsonaro

Data do post: 23/10/2017 18:31:01 - Visualizações: (2159)    Imprimir

Pesquisa do instituto Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira, indica que apenas 19% dos brasileiros que têm religião dizem seguir as orientações das lideranças de suas crenças na hora de definir seus votos em eleições. Destes, 4% ainda fazem a ressalva de que só escutam a recomendação se o nome indicado for alguém da sua própria igreja.

Estadão ConteúdoA pesquisa ouviu 2.272 pessoas e desconsiderou os 8% entrevistados que disseram não ter religião. Segundo o Datafolha, os evangélicos ouvem mais a opinião política de seus pastores do que a média dos brasileiros em relação a seus líderes religiosos. Entre os pentecostais, são 26% os que seguem em geral e 16% os que já votaram por recomendação religiosa.

Quando a pesquisa recorta apenas entre os neopentecostais, 31% disseram ouvir em geral e 28% declaram já ter votado no nome indicado pelo pastor da sua igreja. Questionados se já votaram em um candidato evangélico, 21% dos entrevistados, entre pessoas de todas as religiões, disseram que sim. Esse índice cai para 15% quando os ouvidos são apenas os católicos e sobe para 31% quando questão é feita aos próprios evangélicos.

A pesquisa também incluiu cenários concretos para as eleições de 2018 e observou as oscilações em relação à preferência religiosa. No cenário considerado o mais provável pelo Datafolha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera entre todos os grupos, mas tem resultado 25% maior quando se comparam católicos e evangélicos: entre os que professam sua fé na igreja do papa Francisco, 40% optariam pelo petista, número que é de 32% entre os pentecostais e neopentecostais.

Os possíveis candidatos que teriam mais vantagem entre os evangélicos são o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e a ex-senadora Marina Silva (Rede). Bolsonaro, que tem 16% das intenções de voto entre o público geral, sobe para 21% caso se considere apenas os evangélicos. Já Marina, com 14% entre o público geral, aparece com 17% entre os cristãos não católicos.

Sem Lula

Se Lula não puder ser candidato, a ex-senadora tem ainda mais força com o público evangélico, são 27% das intenções de voto, contra 23% no público geral. Nesse cenário, Bolsonaro viria em segundo, com 23% e 18%. Situação parecida ocorre quando são analisados os números relativos à rejeição dos candidatos: evangélicos rejeitam mais Lula e menos Bolsonaro e Marina do que a média da população.

Os que dizem não votar no ex-presidente são 42% entre a população geral e 46% entre os evangélicos. A possível candidata da Rede é vista negativamente por 26% do público e 21% dos evangélicos. No caso do parlamentar carioca, esses números são de 33 e 27%

Ateu, não

O instituto apresentou aos entrevistados, ouvidos em 194 cidades, segundo reportagem da Folha, três hipóteses: um candidato a presidente católico, um evangélico e um ateu. O potencialmente mais bem sucedido no Brasil é o católico, que agrupa um potencial de voto de 74%, somando os 25% que o escolheriam com certeza e os 49% que talvez poderiam escolhê-lo. Os que o rejeitam por conta dessa informação são apenas 16%.

O candidato evangélico aparece em segundo, com 67%, sendo 21% de “com certeza” e 46% de “talvez” – outros 24% não cogitam escolhê-lo. Os resultados dos religiosos superam, e muito, o de um eventual candidato ateu: seu potencial de voto é de 41%, com 8% de “com certeza” e 33% de “talvez”. Os que descartam são 52%, portanto mais da metade dos entrevistados.

Fonte: Veja.com

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Após Protestos dos Caminhoneiros, Petrobras Reduzirá Preços de Diesel e Gasolina nas Refinarias a Partir de Quarta-feira

Foto da notícia

Data: 22/05/2018 12:44:49 - Visualizações: 1214

Notícias Relacionadas

22/05/2018
Após Protestos dos Caminhoneiros, Petrobras Reduzirá Preços de Diesel e Gasolina nas Refinarias a Partir de Quarta-feira

13/05/2018
Mãe Policial de Folga Mata Assaltante que Agia na Porta de uma Escola

13/05/2018
Gêmeas e Amiga Fazem Pose Após Serem Presas Por Tráfico de Drogas

07/05/2018
Banco Central Desmente Mensagem Sobre Não Aceitar Cédulas Carimbadas com "Lula Livre"

01/05/2018
Homem que Desfilava com Amante Humilhando a Ex-mulher é Condenado por Tribunal

04/04/2018
Assista AO VIVO O Julgamento do Habeas Corpus 152752 - LULA X Superior Tribunal de Justiça

Todas as Notícias