Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Prefeito Paulo Gomes Participa de Encerramento das Comemorações Alusivas ao Outubro Rosa

Data do post: 01/11/2017 13:59:48 - Visualizações: (1751)

Momentos de muita informação, alegria e interação marcaram, nesta terça-feira (31), no Setor Sol Nascente, o encerramento das comemorações referentes ao ‘Outubro Rosa’.

Foto: Dirceu LenoA ação foi organizada pela Unidade de Saúde Múcio Barbosa (Policlínica), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis. Conscientizar mulheres quanto à importância da prevenção do câncer de mama foi um dos principais objetivos do evento.

O prefeito Paulo Gomes esteve presente na ação e destacou o empenho das equipes na campanha ‘Outubro Rosa’. “Muito feliz em ver estas ações sendo constituídas e ao mesmo tempo decentralizadas para outros bairros. Vejo o empenho das Secretarias em informar ao público alvo sobre os métodos de prevenção, buscando de certa forma a conscientização para a realização dos exames. Nossa administração a cada dia vem desempenhando bons resultados e na Saúde não poderia ser diferente, isso é graças ao empenho e dedicação de todos”, ressaltou.

Foto: Dirceu LenoA vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Eleny Araújo parabenizou pela ação promovida destacando o trabalho da enfermeira coordenadora da Policlínica. “Conheço o trabalho da enfermeira Marisa, e mais uma vez me surpreendo com o resultado. O ‘Outubro Rosa’ é sem dúvidas um mês dedicado para a prevenção e combate ao câncer de mama, no entanto, essa prevenção é necessária ser feita não somente nesse período, mas sim regularmente. Portanto, é bom estarmos indo ao posto de saúde e buscar atendimento médico”, frisou.

A ação idealizada pela enfermeira Marisa Fontinelle, contou com uma programação diversificada que incluiu apresentação especial dos Doutores Mais Sorriso, no qual encenaram um miniteatro sobre a importância da prevenção. Por meio de um busto representativo, fora demonstrado para o público presente como é realizado o autoexame e a importância deste para a saúde da mulher. “As ações em comemoração ao ‘Outubro Rosa’ servem para conscientizar sobre o câncer de mama e a importância de sua detecção precoce. Dessa forma, o autoexame é um procedimento simples que pode salvar vidas e que todas as mulheres podem fazer no dia a dia. Já o exame do colo do útero pode ser feito anualmente ou semestralmente, vai depender da assiduidade da mulher na realização dos exames”, informou Marisa.

Foto: Dirceu LenoAinda dentro da programação, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Vandecy relatou em depoimento os momentos vivenciados quando esteve com a doença, no caso dela, na laringe. Outro destaque foi a apresentação dos alunos do Grupo Arco-íris, integrantes do Serviço de Fortalecimento de Vínculos do Cras, que advertiram através da música que a melhor maneira de combater a doença é através da prevenção.

Integrando parte do evento, a nutricionista do Nasf, Linaya Costa ressaltou como a alimentação saudável pode prevenir vários tipos de cânceres. Nesse sentido, a saúde bucal também não poderia passar despercebida. A odontóloga, Thuane Cristine orientou sobre a importância e os cuidados que precisam ser tomados no que se diz respeito a manter uma boca saudável e livre de doenças.

As comemorações foram encerradas em clima de confraternização. A equipe organizadora realizou sorteio de brindes e entregou lembranças às participantes. As atenções agora passarão a ser o ‘Novembro Azul’, mês dedicado a prevenção e combate ao câncer de próstata, com foco no público masculino.

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis