Prefeito Paulo Gomes Participa de Encerramento das Comemorações Alusivas ao Outubro Rosa

Data do post: 01/11/2017 13:59:48 - Visualizações: (837)    Imprimir

Momentos de muita informação, alegria e interação marcaram, nesta terça-feira (31), no Setor Sol Nascente, o encerramento das comemorações referentes ao ‘Outubro Rosa’.

Foto: Dirceu LenoA ação foi organizada pela Unidade de Saúde Múcio Barbosa (Policlínica), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis. Conscientizar mulheres quanto à importância da prevenção do câncer de mama foi um dos principais objetivos do evento.

O prefeito Paulo Gomes esteve presente na ação e destacou o empenho das equipes na campanha ‘Outubro Rosa’. “Muito feliz em ver estas ações sendo constituídas e ao mesmo tempo decentralizadas para outros bairros. Vejo o empenho das Secretarias em informar ao público alvo sobre os métodos de prevenção, buscando de certa forma a conscientização para a realização dos exames. Nossa administração a cada dia vem desempenhando bons resultados e na Saúde não poderia ser diferente, isso é graças ao empenho e dedicação de todos”, ressaltou.

Foto: Dirceu LenoA vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Eleny Araújo parabenizou pela ação promovida destacando o trabalho da enfermeira coordenadora da Policlínica. “Conheço o trabalho da enfermeira Marisa, e mais uma vez me surpreendo com o resultado. O ‘Outubro Rosa’ é sem dúvidas um mês dedicado para a prevenção e combate ao câncer de mama, no entanto, essa prevenção é necessária ser feita não somente nesse período, mas sim regularmente. Portanto, é bom estarmos indo ao posto de saúde e buscar atendimento médico”, frisou.

A ação idealizada pela enfermeira Marisa Fontinelle, contou com uma programação diversificada que incluiu apresentação especial dos Doutores Mais Sorriso, no qual encenaram um miniteatro sobre a importância da prevenção. Por meio de um busto representativo, fora demonstrado para o público presente como é realizado o autoexame e a importância deste para a saúde da mulher. “As ações em comemoração ao ‘Outubro Rosa’ servem para conscientizar sobre o câncer de mama e a importância de sua detecção precoce. Dessa forma, o autoexame é um procedimento simples que pode salvar vidas e que todas as mulheres podem fazer no dia a dia. Já o exame do colo do útero pode ser feito anualmente ou semestralmente, vai depender da assiduidade da mulher na realização dos exames”, informou Marisa.

Foto: Dirceu LenoAinda dentro da programação, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Vandecy relatou em depoimento os momentos vivenciados quando esteve com a doença, no caso dela, na laringe. Outro destaque foi a apresentação dos alunos do Grupo Arco-íris, integrantes do Serviço de Fortalecimento de Vínculos do Cras, que advertiram através da música que a melhor maneira de combater a doença é através da prevenção.

Integrando parte do evento, a nutricionista do Nasf, Linaya Costa ressaltou como a alimentação saudável pode prevenir vários tipos de cânceres. Nesse sentido, a saúde bucal também não poderia passar despercebida. A odontóloga, Thuane Cristine orientou sobre a importância e os cuidados que precisam ser tomados no que se diz respeito a manter uma boca saudável e livre de doenças.

As comemorações foram encerradas em clima de confraternização. A equipe organizadora realizou sorteio de brindes e entregou lembranças às participantes. As atenções agora passarão a ser o ‘Novembro Azul’, mês dedicado a prevenção e combate ao câncer de próstata, com foco no público masculino.

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Entrevista, Prefeito de Tocantinópolis Fala dos Seus Primeiros 11 Meses Como Gestor e Rebate Críticas

Foto da notícia

Data: 20/11/2017 05:11:38 - Visualizações: 1706

Notícias Relacionadas

20/11/2017
Em Entrevista, Prefeito de Tocantinópolis Fala dos Seus Primeiros 11 Meses Como Gestor e Rebate Críticas

18/11/2017
PM de Tocantinópolis Prende Homem Por Roubo de R$ 1.500,00 em Moedas

17/11/2017
Comando da 5ª CIPM de Tocantinópolis Apresenta Projeto de Videomonitoramento na Câmara

17/11/2017
Prefeitura de Tocantinópolis Não Adere ao Feriado Municipal do 'Dia da Consciência Negra'

16/11/2017
Sessão da Câmara Desta Quinta Feira (16), Tratará de Segurança Pública em Tocantinópolis

16/11/2017
Correição Geral Ordinária na Comarca de Tocantinópolis Acontece Entre os Dias 20 e 24 de Novembro

Todas as Notícias