Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Saúde Aprova Plano de Contingência para Prevenção e Controle de Epidemias de Chikungunya, Dengue e Zika vírus em Tocantinópolis

Data do post: 02/11/2017 10:38:55 - Visualizações: (1858)

Como meta de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde lançou na última sexta-feira (20), o Plano de Contingência para Prevenção e Controle de Epidemias de Chikungunya, Dengue e Zika vírus, referente ao ano de 2018.

Foto: Dirceu LenoO ato ocorreu no auditório da respectiva secretaria, e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Jair Aguiar, e dos demais membros do Conselho Municipal de Saúde.

Ficou definido durante reunião com o conselho deliberativo, a consignação das ações integradas da administração municipal no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela. Uma das alternativas estabelecidas no plano é o monitoramento e controle do vetor, uma vez que as atividades já estão sendo intensificadas diariamente pelos Agentes de Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), nos diversos bairros fazendo trabalho de orientação junto à população na premissa de identificar possíveis focos e o controle do Aedes.

De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Maria Vandecy Ribeiro, este é período que tende a ficar mais crítico devido o início das chuvas. “Com a parceria das Secretarias Municipais da Educação e Assistência Social, Secretaria de Estado da Educação e demais órgãos do Estado, estamos reforçando de forma educativa, convocando a população para um maior cuidado e a fim de nos ajudar com essa busca ativa, e dessa forma, eliminar qualquer risco de proliferação do mosquito”, reforçou.

Foto: Dirceu LenoA coordenadora explica ainda que em condições favoráveis, a exemplo do verão, altas temperaturas e chuvas, aumentam o risco de formação de criadouros do mosquito. O combate ao Aedes deve ser periódico. Afinal, tudo que acumula água pode ser foco do mosquito, transmissor de quatro doenças que podem até matar: Dengue, Chikungunya e Zika vírus e Febre Amarela.

De acordo com dados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), o município de Tocantinópolis durante o período chuvoso ficou acima do preconizado pelo Ministério da Saúde. A concentração de focos do mosquito foi identificada nos bairros Alto Bonito, Centro e Alto da Boa Vista I e II. Em 2016 foram notificados 144 casos de Chikungunya; 685 de Dengue; e 150 de Zika vírus.

Foto: Dirceu LenoNo ano de 2017, os números de casos notificados de Febre Chikungunya apresentam uma elevação significativa em relação ao ano passado. Até agora foram registrados 225 casos. Dengue e Zika vírus houve uma redução, o quantitativo aponta 191 e 52 casos notificados, respectivamente. Nesse sentido, é preciso continuar com as ações e estratégias de combate e prevenção, contando sempre com o apoio da população para que não haja infestação.

Prevenção

Evitando água parada, quintais e terrenos baldios limpos, a população elimina potenciais focos do mosquito, mantendo as garrafas com a boca virada para baixo, pneus acondicionados em locais cobertos, fazer sempre a manutenção de piscinas, se o ralo não for de abrir e fechar, instalar uma tela fina para impedir o acesso do mosquito à água.

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis