Saúde Aprova Plano de Contingência para Prevenção e Controle de Epidemias de Chikungunya, Dengue e Zika vírus em Tocantinópolis

Data do post: 02/11/2017 10:38:55 - Visualizações: (1306)    Imprimir

Como meta de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde lançou na última sexta-feira (20), o Plano de Contingência para Prevenção e Controle de Epidemias de Chikungunya, Dengue e Zika vírus, referente ao ano de 2018.

Foto: Dirceu LenoO ato ocorreu no auditório da respectiva secretaria, e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Jair Aguiar, e dos demais membros do Conselho Municipal de Saúde.

Ficou definido durante reunião com o conselho deliberativo, a consignação das ações integradas da administração municipal no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela. Uma das alternativas estabelecidas no plano é o monitoramento e controle do vetor, uma vez que as atividades já estão sendo intensificadas diariamente pelos Agentes de Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), nos diversos bairros fazendo trabalho de orientação junto à população na premissa de identificar possíveis focos e o controle do Aedes.

De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Maria Vandecy Ribeiro, este é período que tende a ficar mais crítico devido o início das chuvas. “Com a parceria das Secretarias Municipais da Educação e Assistência Social, Secretaria de Estado da Educação e demais órgãos do Estado, estamos reforçando de forma educativa, convocando a população para um maior cuidado e a fim de nos ajudar com essa busca ativa, e dessa forma, eliminar qualquer risco de proliferação do mosquito”, reforçou.

Foto: Dirceu LenoA coordenadora explica ainda que em condições favoráveis, a exemplo do verão, altas temperaturas e chuvas, aumentam o risco de formação de criadouros do mosquito. O combate ao Aedes deve ser periódico. Afinal, tudo que acumula água pode ser foco do mosquito, transmissor de quatro doenças que podem até matar: Dengue, Chikungunya e Zika vírus e Febre Amarela.

De acordo com dados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), o município de Tocantinópolis durante o período chuvoso ficou acima do preconizado pelo Ministério da Saúde. A concentração de focos do mosquito foi identificada nos bairros Alto Bonito, Centro e Alto da Boa Vista I e II. Em 2016 foram notificados 144 casos de Chikungunya; 685 de Dengue; e 150 de Zika vírus.

Foto: Dirceu LenoNo ano de 2017, os números de casos notificados de Febre Chikungunya apresentam uma elevação significativa em relação ao ano passado. Até agora foram registrados 225 casos. Dengue e Zika vírus houve uma redução, o quantitativo aponta 191 e 52 casos notificados, respectivamente. Nesse sentido, é preciso continuar com as ações e estratégias de combate e prevenção, contando sempre com o apoio da população para que não haja infestação.

Prevenção

Evitando água parada, quintais e terrenos baldios limpos, a população elimina potenciais focos do mosquito, mantendo as garrafas com a boca virada para baixo, pneus acondicionados em locais cobertos, fazer sempre a manutenção de piscinas, se o ralo não for de abrir e fechar, instalar uma tela fina para impedir o acesso do mosquito à água.

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Luzinópolis, Vereadores Anulam Eleição Recente Para Eleger Outro Presidente

Foto da notícia

Data: 14/12/2018 04:23:03 - Visualizações: 1314

Notícias Relacionadas

14/12/2018
Em Desafio a Polícia, Criminosos Furtam Residência do Delegado Tiago Daniel em Tocantinópolis

13/12/2018
Festejo em Honra a Santa Luzia da Comunidade Vila Valdenor de Tocantinópolis Encerra Nesta Quinta feira (13)

13/12/2018
PM de Tocantinópolis Prende Três Suspeitos por Tráfico de Drogas. Um Deles Pela Terceira Vez em Duas Semanas

11/12/2018
PM de Tocantinópolis Prende Mais um Suspeito de Tráfico de Drogas Que Comercializava no Setor Cidade Alta

10/12/2018
"Por Mais Violenta Que Seja Nós Vamos Tomar Providências". Diz Bonifácio Sobre a Paralisação das Obras de Pavimentação da TO-126

10/12/2018
Motorista Tenta Passar Por Cais Inundado e Caminhonete Afunda no Rio Tocantins em Tocantinópolis

Todas as Notícias