Moradora de Palmas Realiza Entrega Voluntária de Jabutis ao Naturatins

Data do post: 08/11/2017 15:16:03 - Visualizações: (308)    Imprimir

Nesta segunda-feira, 6, uma moradora de Palmas realizou ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a entrega voluntária de três jabutis, sendo duas fêmeas e um macho.

Naturatins-TOConforme Alda Silveira, ela e o esposo compraram os animais para evitar que os mesmos fossem abatidos. “Nós estávamos na região de Taquaruçu, quando vimos pessoas em um murmurinho. Foi quando escutamos o pessoal falar que iria comer os animais como tira gosto”, relatou.

O casal ficou muito triste e para evitar a morte dos bichos, o esposo de Alda, disse que não fizessem uma crueldade dessas com os animais, que não fazem mal a ninguém. “Na ocasião, meu esposo pagou R$ 100 em dois deles. O outro, ele ganhou de um conhecido”, explicou.

De acordo com a supervisora de Fauna do Naturatins, a veterinária, Grasiela Pacheco, a entrega voluntária de qualquer animal silvestre permite que os mesmos ganhem uma segunda chance de voltar para o meio ambiente natural.

Naturatins-TO“A retirada de um indivíduo da natureza não representa apenas um a menos, e sim a perda da continuidade daquela espécie que deixa de se reproduzir, diminuindo as populações resultando na extinção local”, observou.

Os jabutis foram encaminhados ao Centro de Fauna (Cefau), quando ficarão um período em observação e posteriormente serão soltos novamente a natureza, local de onde nunca deveriam ter sido retirados.

Répteis

Jabuti é a designação comum utilizada no Brasil, para duas espécies de répteis providos de carapaça. São animais exclusivamente terrestres e nativos da América do Sul. São do gênero Chelonoidis, da ordem dos quelônios, da família dos testudinídeos. As duas espécies de jabuti distribuídas no Brasil são a Chelonoidis carbonaria (jabuti-piranga, o mais comum) e a Chelonoidis denticulata (jabuti-tinga). A fêmea dos jabutis é chamada jabota.

Fonte: Naturatins-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Prefeito Paulo Gomes Inicia Construção de Casas Populares em Tocantinópolis

Foto da notícia

Data: 19/06/2018 15:10:42 - Visualizações: 1092

Notícias Relacionadas

19/06/2018
Justiça Condena Plansaúde a Ressarcir e Indenizar Servidor Público

19/06/2018
Governador Interino Visita Chefe do MPE

19/06/2018
Lei Seca: Homem é Condenado Por Dirigir Embriagado

19/06/2018
SENAR Realiza Curso de Aproveitamento Integral de Alimentos - Alimentação Alternativa no Município de Augustinópolis

19/06/2018
Polícia Militar Realiza Formatura de 140 Crianças no Curso PROERD em Goiatins

19/06/2018
Após Acidente de Trabalho, Cidadão Ganha na Justiça Direito à Aposentadoria

Todas as Notícias