Combate à Violência Doméstica: Judiciário do Tocantins Participa do IX Fonavid

Data do post: 10/11/2017 14:39:13 - Visualizações: (126)    Imprimir

Um evento voltado exclusivamente aos debates sobre as práticas desenvolvidas por cada estado do Brasil no âmbito do enfrentamento à violência contra a mulher. Até sábado (11/11), magistrados de todo o país se reúnem durante o IX Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid).

Tribunal de Justiça-TOCriado em 2009, o evento tem o objetivo de ser o espaço permanente de discussões sobre o tema onde os participantes compartilham experiências, definem a uniformização dos procedimentos, decisões dos juizados e varas especializadas sob a perspectiva da efetividade jurídica e o aperfeiçoamento dos magistrados e equipes multidisciplinares. A 9ª edição do encontro, sediado em Natal (RN), teve início na última quarta-feira (8/11).

No encontro, o Judiciário do Tocantins é representado pela magistrada responsável pela Coordenadoria Executiva para Monitoramento do Combate e Prevenção à Violência Doméstica e Familiar contra Mulher no Estado do Tocantins (CPVID), juíza Nely Alves da Cruz. Segundo ela, que compartilhou as experiências do Tocantins no combate à violência doméstica, as ações desenvolvidas no estado já são consideradas referência na área. “Como ressaltou a juíza auxiliar do Conselho Nacional de Justiça, Andremara dos Santos, durante a abertura do Fórum, o estado é o único do país que possui uma estatística sobre a violência doméstica completa e 100% digital", disse.

Tocantins

Tribunal de Justiça-TOCom avanços no campo do combate à violência contra a mulher, desde a criação da Lei Maria da Penha, há 11 anos, o Poder Judiciário do Tocantins implantou três varas especializadas no combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher nas Comarcas de Araguaína, Gurupi e Palmas. Neste período, também foram criadas a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e o Comitê de Monitoramento do Combate e Prevenção à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CPVID).

Outra iniciativa que merece destaque é a Rede de Proteção à Mulher, que envolve diversos órgãos públicos e promove o atendimento à vítima desde a denúncia na delegacia à expedição de medidas protetivas e assistência especializada à mulher.

Programação

Para esta sexta-feira (10/11), a programação do IX Fonavid inclui palestra com a presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Cármen Lúcia.  As atividades do encontro seguem até o próximo sábado (11/11) com exposições, painéis, oficinas de boas práticas e rodas de debate.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Entrevista, Prefeito de Tocantinópolis Fala dos Seus Primeiros 11 Meses Como Gestor e Rebate Críticas

Foto da notícia

Data: 20/11/2017 05:11:38 - Visualizações: 1709

Notícias Relacionadas

20/11/2017
Professoras da Rede Municipal de Dois Irmãos Conseguem Extensão de Carga Horária na Justiça

20/11/2017
Corpo de Bombeiros e Sesau Realizam Treinamento Para Formação de Brigada de Combate ao Aedes

20/11/2017
Palestra Vai Apresentar Fundamentos Para Uma Longevidade Saudável

20/11/2017
Com Defensoria Pública, Quilombolas Lutam Para Garantir Direitos

20/11/2017
Semana Justiça Pela Paz em Casa têm Início na Comarca de Araguaína com Capacitação Para Mulheres

20/11/2017
Assembleia Comemora Dia Nacional da Consciência Negra

Todas as Notícias