Comarca de Araguacema Recebe Fórum Ampliado e Reformado

Data do post: 10/11/2017 18:31:38 - Visualizações: (111)    Imprimir

Com o propósito de atender bem ao cidadão e oferecer dignas condições de trabalho a magistrados, servidores e profissionais do Direito, o Poder Judiciário entregou, nesta sexta-feira (10/11), as obras de reforma e ampliação do Fórum Escrivão Abílio da Silva Menezes, que atende à população de Araguacema e Caseara, incluindo 23 assentamentos. 

Tribunal de Justiça-TOForam investidos R$540,9 mil em melhorias estruturais e físicas no prédio que funciona desde 1.988 como sede da comarca de Araguacema.

Durante a solenidade de entrega da obra, o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Eurípedes Lamounier, ressaltou o desafio do Judiciário em oferecer à sociedade uma decisão cada vez mais célere e destacou o TJTO entre os tribunais mais rápidos na entrega da sentença de mérito no país, conforme levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Neste contexto, segundo o presidente, é preciso "possibilitar aos jurisdicionados a efetiva, ampla e igualitária oportunidade de obter a prestação jurisdicional no exercício do seu direito de cidadania" e, obras como a do Fórum de Araguacema, reforçam o compromisso do Tribunal de Justiça do Tocantins com o cidadão.

O magistrado também ressaltou a importância de promover uma ampla abertura da Justiça à população para que as pessoas possam encontrar o apoio necessário do Judiciário, não apenas no processo de judicialização, mas, sobretudo, na política da conciliação. "Deve ser um espaço para fomentar uma nova cultura para o Judiciário: a de ser uma casa sempre aberta para quem busca a solução de algum conflito de seu interesse", frisou.

Tribunal de Justiça-TOPara o diretor do Foro da Comarca de Araguacema, juiz Willian Trigilio da Silva, as melhorias no Fórum são significativas para aprimorar o atendimento ao cidadão. "Precisávamos de uma reforma completa, que pudesse alterar o aspecto da antiga escola que o prédio abrigou e, desta forma, ofertar à comunidade um espaço público adequado para a prestação jurisdicional”, afirmou. “Isso representa o efetivo compromisso do Tribunal de Justiça em oferecer melhores serviços aos seus jurisdicionados para o pleno exercício de suas funções institucionais”, complementou o magistrado, ao fazer o uso da palavra.

Obra

O prédio do Fórum ganhou obras necessárias para resolver problemas estruturais como infiltrações e instalações elétricas precárias. O estacionamento interno também foi revitalizado e, para garantir mais segurança, o local conta agora com muros e circuito de segurança.

Todos os ambientes receberam novo sistema de refrigeração e foi implantada iluminação em LED, propiciando maior economia e eficiência energética. O Tribunal do Júri também passou por adequações para receber, confortavelmente, até 30 pessoas sentadas.

Com área ampliada em 67,44 m², as obras ainda permitiram a construção de uma sala para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), assim como para a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). Ao todo, foram investidos R$ 540.943,18 na reforma e ampliação do prédio localizado na praça Gentil Veras.

Homenagens

Durante a solenidade, o presidente do TJTO entregou placa de homenagem ao diretor do Foro da Comarca de Araguacema, juíz William Trigilio da Silva, pela dedicação, empenho e compromisso com o Poder Judiciário, em especial, pelos esforços que contribuíram significativamente para a conclusão da reforma e ampliação das instalações do Fórum.

Tribunal de Justiça-TOOs servidores da comarca também foram homenageados "pela contribuição de todos para o cumprimento da missão do Poder Judiciário do Tocantins: Garantir a cidadania através da distribuição de uma justiça célere, segura e eficaz”.  A servidora mais antiga, Olinda Ferreira da Silva, recebeu a placa de homenagem representando os colegas de trabalho. "É muito bom sermos reconhecidos e recompensados com uma boa estrutura para desempenharmos nosso trabalho e atender melhor o cidadão", afirmou a escrivã que atua na comarca de Araguacema desde 1992.

Presenças

Participaram da solenidade de entrega das obras do Fórum o secretário-chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres, representando o governador Marcelo Miranda; a prefeita de Araguacema, Isabela Alves Simas Pereira; prefeita de Caseara, Ildislene Bernardo da Silva Santana; o presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Júlio César Machado; o presidente da Câmara Municipal de Araguacema, vereador Mardonio Guedes de Araújo; a promotora de Justiça Ruth Araujo Viana; a presidente da Associação dos Magistrados do Tocantins, Julianne Freire Marques; diretores do Tribunal de Justiça do Tocantins, o juiz titular da 2ª Vara Cível de Palmas, Luis Otávio de Queiroz Fraz; o secretário estadual da Cidadania e Justiça, Cel. Glauber de Oliveira Santos; secretários municipais, vereadores, servidores do Judiciário, advogados e a população dos municípios atendidos pela comarca.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Prefeitura de Tocantinópolis Não Adere ao Feriado Municipal do 'Dia da Consciência Negra'

Foto da notícia

Data: 17/11/2017 13:09:31 - Visualizações: 173

Notícias Relacionadas

17/11/2017
Plano de Saúde Indenizará Paciente Por Não Pagar Material Para Cirurgia de Joelho

17/11/2017
Polícia Civil Prende Suspeito Por Receptação de Baterias e Furto de Energia Elétrica em Palmas

17/11/2017
Semana da Justiça Pela Paz em Casa: Vara Especializada no Combate a Violência Contra a Mulher de Araguaína Promove Ações

17/11/2017
Novembro Azul - DPE Alerta Para a Quantidade de Pacientes à Espera de Cirurgia Urológica no Estado

17/11/2017
Deputada Dorinha Acompanha Processo de Retomada do Luz Para Todos

17/11/2017
Em Araguaína, DPE Participa de Projeto em Escolas Sobre Diversidade Racial e Consciência Negra

Todas as Notícias