SENAR Capacita Produtores Rurais no Curso Recuperação de Nascentes em Barrolândia

Data do post: 10/11/2017 18:36:51 - Visualizações: (282)    Imprimir

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, coordenado pela Presidente, senadora Kátia Abreu, realizou nesta semana na cidade de Barrolândia, o curso Trabalhador na Recuperação de Nascentes, para 15 produtores e trabalhadores rurais do município.

Assessoria de Comunicação FAET/SENAR do Tocantins O curso ensina técnicas conservacionistas que lhe permitirão conservar e também, dependendo do nível de degradação, recuperar as nascentes.

No decorrer do treinamento, os produtores foram capacitados para gerir a água de forma sustentável, com foco na produção e qualidade do recurso. O curso também priorizou as práticas necessárias para resguardar as nascentes e aumentar o fluxo e a qualidade da água. Para cada processo de conservação e proteção, é necessário que sejam cumpridas cinco etapas: o primeiro passo é identificar o tipo de nascente, entre três existentes: nascentes de fundo de vale, nascentes de encosta e nascentes de contato. O passo seguinte é cercar a nascente para protegê-la. Depois, é necessário limpar a área para não obstruir o curso natural da água. A conservação do solo é outra etapa fundamental deste processo para evitar a erosão, promovendo a infiltração da água e evitando o soterramento da nascente. Por último, o replantio de espécies nativas, pois a proteção do solo com vegetação própria de determinada região é uma das formas mais eficientes de proteção da nascente.

Para o aluno Marcelo dos Santos, o curso foi bastante produtivo e permitiu que as práticas sustentáveis fossem percebidas de imediato. “Entre o que nos foi ensinado, destaco o processo de desassoreamento das nascentes, que é fundamental para a proteção dos recursos hídricos. É fascinante aprender e ver a água brotando de nascentes antes assoreadas”, conclui.

Segundo o instrutor James Lages, a expectativa é que os alunos não só aprendam as técnicas, mas também disseminem os conhecimentos, para que o trabalho cresça e tenha continuidade. "Os produtores rurais já possuem, naturalmente, a consciência da preservação de suas riquezas hídricas, e iniciativas como esta são muito bem-vindas, uma vez que muitos produtores têm interesse em contribuir com a proteção de nascentes, mas não têm o conhecimento do que é necessário ser feito”, destacou o instrutor.

Fonte: Assessoria de Comunicação FAET/SENAR do Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Locutor Fhayne Costa é Acusado de Atropelar e Matar Mulher Grávida, Além de Fugir do Local Sem Prestar Socorro às Vitimas

Foto da notícia

Data: 17/01/2018 01:02:42 - Visualizações: 8241

Notícias Relacionadas

19/01/2018
Justiça Desobriga Pagamento de IPVA Depois de Constatada Cobrança Irregular

19/01/2018
Sine de Gurupi Oferece 31 Vagas Para Armazém de Grande Porte

19/01/2018
Polícia Civil Desvenda Homicídio e Identifica Autor do Crime em Nova Olinda

19/01/2018
Bombeiros Retomam Atividades de Cinoterapia no Infantil Público de Palmas e Busca Novos Animais Para Ampliar Atendimento

19/01/2018
Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) é Efetivado na Região Sul de Palmas

19/01/2018
Amastha Anuncia Entrega de 512 Moradias Populares em Palmas e Convênio de R$ 50 Milhões com Caixa

Todas as Notícias