Brejinho de Nazaré é Escolhido Para Implantar Projeto Piloto do TCE

Data do post: 11/11/2017 18:12:40 - Visualizações: (215)    Imprimir

A prefeitura de Brejinho de Nazaré em parceria com o Tribunal de Contados do Tocantins (TCE/TO), lança na próxima terça-feira, 14, o Plano Estratégico do Município, às 9h30min, na quadra poliesportiva da escola Wanda Ferreira Cunha.

Foto: divulgaçãoO evento ocorre na data em que o município comemora 59 anos de emancipação política.

O Planejamento Estratégico, trata-se de um Projeto Piloto do TCE, que iniciará por Brejinho e tem o objetivo de orientar  os gestores públicos municipais a trabalharem de forma legal e transparente, visando o desenvolvimento econômico-social.

O Plano Estratégico que será lançado, é resultado de trabalho de sete meses de trabalho com oficinas e workshops, supervisionado pela 3ª Relatoria do TCE/TO, com a prefeita, Miyuki Hyashida, técnicos, servidores da prefeitura local, representantes do TCE, vereadores do município, sociedade organizada e população em geral do Município.

Nos encontros foram debatidos pontos fortes, pontos fracos, necessidades, ameaças, até chegar ao modelo que será implantado.

Conforme o TCE, o Planejamento Estratégico de Brejinho de Nazaré “poderá servir de pressuposto para o crescimento e desenvolvimento dos demais municípios tocantinenses, respeitando as devidas particularidades, uma vez que as necessidades de cada município são diferentes”.

Sobre a  escolha de Brejinho de Nazaré, o conselheiro do TCE, Wagner Praxes, responsável pela  3ª Relatoria e idealizador do projeto, comenta que a intenção é desenvolver um projeto piloto nos municípios sob a jurisdição da relatoria. “Queríamos um município pequeno para que o trabalho pudesse ser bem desenvolvido.  No caso de Brejinho, pesou também a experiência da prefeita Miyuki Hyashida na gestão pública e sua formação técnica”, explicou Praxedes.

A Terceira Relatoria abrange 26 municípios da região sudeste. Todos os representantes dessas localidades estarão no lançamento do projeto piloto em Brejinho.

Para a prefeita Miyuki Hyashida, é uma grande responsabilidade, o município ter sido escolhido para implantar o projeto piloto. “Ficamos surpreendidos de forma positiva pela escolha do TCE. Administrar com responsabilidade, de forma transparente e com parcerias públicas e privadas têm sido a saída para administrarmos um município pequeno, onde a principal fonte de recursos – o FPM, é de apenas 0,6%,” informa a prefeita.

Localizado na região Central do Tocantins, a 120 km de Palmas, Brejinho de Nazaré, é um dos menores municípios do Tocantins, com população de 5.499 moradores (IBGE,2017).

O Plano Estratégico de Brejinho de Nazaré foi elaborado para ser executado no período de 2017 a 20121. No documento estão estabelecidas as Ações a serem executadas pela atual gestão, a forma como serão realizadas e as metas a serem alcançadas.

Brejinho de Nazaré

A cidade de Brejinho de Nazaré, está situada à margem esquerda do rio Tocantins e à direita do córrego Brejinho que deu origem a seu nome. O início do povoamento do município é de meados do século XIX.

Dentro da área de influência do lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado, Brejinho de Nazaré tem grande  potencial para a aquicultura, geração de emprego e renda para a comunidade a partir da produção e comercialização de pescados.

Em Janeiro a Prefeitura local reativou o Parque Aquícola do Município. O Parque aquícola é formado por 22 áreas, cada área de 3 hectares, onde foram instalados 27 tanques-redes de onde já foram retirados mais de três toneladas de peixe.

Implantado em frente ao reassentamento Boa Sorte, o Parque aquícola beneficia 21 pequenos pescadores do município e suas famílias. Os beneficiários  têm apoio técnico da prefeitura local, EMBRAPA e Ruraltins, e financeiro do Banco do Brasil e Banco da Amazônia. (Mariah Soares com informações do TCE/TO). 

Fonte: Mariah Soares

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Partido dos Trabalhadores Lança Pré-candidatura de Paulo Mourão ao Governo do Estado Nesta Quarta Feira (22)

Foto da notícia

Data: 22/11/2017 13:12:40 - Visualizações: 75

Notícias Relacionadas

22/11/2017
Polícia Civil Prende Suspeito de Estuprar Duas Adolescentes no Extremo Norte do Estado

22/11/2017
Transposição do Rio Tocantins Será Tema de Audiência Pública

22/11/2017
Justiça Determina que Estado e União Disponibilizem UTI em Até 24 Horas Após Prescrição Médica

22/11/2017
Lei que Autoriza Reparcelamento de Dívida com o Igeprev Deve Sair de Pauta

22/11/2017
Capacitação Gratuita Por Meio do Projeto Escola do Trabalhador

22/11/2017
Polícia Militar Prende Dois Jovens Por Furto em Residência em Araguaína, Todos os Produtos Furtados Foram Recuperados

Todas as Notícias