APA de Lajeado é Destaque em Feira de Ciências do Município

Data do post: 13/11/2017 19:53:34 - Visualizações: (126)    Imprimir

Técnicos da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL) participaram no último sábado, 11 da Feira de Ciências “Cuidar da Natureza é um dever de todos!”, promovida pela Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro, localizada no município de Lajeado.

Naturatins-TONo sentido de contextualizar a importância da APA Serra de Lajeado, no cotidiano local, os alunos deram destaque ao Ribeirão Lajeado, que nasce no Parque Estadual do Lajeado, percorrendo a APA Serra do Lajeado, até sua foz. Fatos históricos sobre o ribeirão foram motivos de relatos dos primeiros moradores da cidade.

De acordo com a gerente da APA, Camilla Oliveira Muniz, também foi apresentada uma maquete e fotos antigas e atuais. “Com isso os alunos sensibilizaram os participantes da grande necessidade de recuperar as nascentes e matas ciliares para a manutenção do rio”, apontou.

Outra alternativa encontrada pelos estudantes foi a utilização de um estande sobre a APA Serra do Lajeado, ocasião que os mesmos falaram sobre o tema. Os alunos fizeram uma apresentação da APA através de um estande, quando discutiram assuntos importantes como queimadas, desmatamento e expansão agrícola e imobiliária da região. Houve também a distribuição de material educativo do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Naturatins-TOPara a gestora da APA, é muito relevante valorizar estas atividades. “Sempre saem bons frutos dessa interação com a nova geração. Eles tem uma visão muito interessante das inter-relações ambientais. Precisam ter essa capacidade estimulada e orientação para organizar as ideias, entendendo e valorizando o ambiente que os cerca”, concluiu.

Durante a Feira de Ciências, a comunidade escolar apresentou projetos voltados à conservação dos recursos naturais do município, como a importância da arborização urbana e consolidação das áreas verdes, bem como opções para os resíduos sólidos.

Alguns estudantes produziram brinquedos a partir de material reciclável. As maquetes representativas do município também foram construídas com material que seria considerado “lixo”.

No final do evento, o grupo da arborização urbana realizou plantio de mudas no canteiro central e calçadas da escola.

Fonte: Naturatins-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Entrevista, Prefeito de Tocantinópolis Fala dos Seus Primeiros 11 Meses Como Gestor e Rebate Críticas

Foto da notícia

Data: 20/11/2017 05:11:38 - Visualizações: 1885

Notícias Relacionadas

21/11/2017
Polícia Militar Prende Homem em Flagrante Por Furto de Duas TVs

21/11/2017
Mês Nacional do Júri: Tribunal Popular Condena Mulher a 16 Anos de Prisão Por Matar Lavrador em Filadélfia

21/11/2017
Polícia Militar Prende Mais Dois Por Porte Ilegal de Armas de Fogo de Uso Restrito

21/11/2017
Tocantins Discutirá Ações de Sanidade Animal e Vegetal em Fórum Nacional

21/11/2017
Senador Vicentinho Alves Cobra do Presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, a Reabertura de Agências Fechadas no Tocantins

21/11/2017
Polícia Militar Prende Homem Por Roubos em Sequência

Todas as Notícias