Agentes da Brigada e Defesa Civil Municipal de Tocantinópolis Recebem Capacitação

Data do post: 15/11/2017 15:07:24 - Visualizações: (623)    Imprimir

A Prefeitura de Tocantinópolis juntamente com a Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Meio Ambiente, promoveu de 6 a 10 de novembro, um curso de formação aos integrantes da Brigada e da Defesa Civil Municipal de Tocantinópolis. 

Dirceu LenoDurante o treinamento foram realizados o mapeamento e o gerenciamento de áreas de riscos sujeitas a desastres naturais como escorregamentos, enchentes e inundações.

A capacitação teórica e prática teve a parceria do PrevFogo/Ibama e da Brigada Indígena de Tocantinópolis. Dentre os assuntos ministrados pelo instrutor da Defesa Civil, João Carlos Lopes, da cidade de Talismã/TO, destacam a criação do Mapa das áreas de risco de desastres; o Plano de Contingência; Regimento Interno da Brigada; o Relatório de Operação Interna (ROI); e o uso de GPS e outras tecnologias, com desígnio de melhorar e construir esses documentos.

Durante a especialização, foi realizada a entrega de kits com novos uniformes para os agentes da Defesa Civil de Tocantinópolis. Cada agente recebeu dois kits contendo botas, luvas, camisetas e calças. As roupas e acessórios são de material resistente e específico para o trabalho da Defesa Civil e auxiliam na identificação rápida da população aos profissionais. “A entrega desses uniformes demonstra que o prefeito Paulo Gomes tem se empenhado em promover a melhoria da qualidade e segurança do trabalho dos servidores municipais e consequentemente do serviço que eles prestam à população”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Emivaldo Aguiar.

Dirceu LenoEmivaldo, falou sobre o objetivo da capacitação. “Tocantinópolis precisa estar preparada para possíveis situações de calamidade pública, mesmo não sendo comum situações de desastres como enchentes, terremotos e outros problemas semelhantes em nosso município, ainda assim, precisamos nos precaver de possíveis acontecimentos, por isso a importância de capacitar os agentes da Brigada e da Defesa Civil e os demais servidores municipais para que estes estejam preparados de modo que possam agir de forma correta mediante a problemas”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil do Município.

O efetivo da corporação também participou de treinamentos realizados às margens do Córrego Lajinha, onde recentemente vivenciou momentos de enchente devido à forte chuva, em aldeias apinajés, Rio Tocantins, estabelecimentos comerciais, construções civis, áreas de riscos, loteamentos, e em demais outros locais da cidade. O agente da Defesa Civil, Lucivano Ribeiro, considerou proveitosa a capacitação. “Foi bem interessante, pois abordaram de forma clara e objetiva como devemos prevenir e agir. Esse é mais um compromisso e uma responsabilidade que iremos ter, além da Brigada, agora temos o encargo de estar a par de todas as situações do município quando o assunto é Defesa Civil. O curso mediado pelo professor João Carlos, foi de grande importância e iremos dar continuidade nesse trabalho, no qual possamos continuar também com a parceria do PrevFogo Indígena”, disse.

Representante do PrevFogo Indígena, Nelson Costa, além de agradecer pelo convite destacou que o momento foi de muito aprendizado. “Agradecer em nome do PrevFogo/Ibama, de termos sido convidados a estar participando desse curso. É um certificado a mais, fora isso, é um conhecimento voltado para a questão da defesa civil, porque no nosso caso, lidamos mais com questão relacionadas à prevenção e o combate a queimadas, agora estamos aptos a atuar também quando o assunto for desastres ambientais”, ressaltou.

Dirceu LenoO secretário municipal de Administração, Finanças e Meio Ambiente, Delvani Souza destacou que ao assumir a pasta, esteve reunido diversas vezes com o coordenador Emivaldo para tratar da criação da Brigada e da Defesa Civil Municipal, e que agora se sente feliz em ver a Brigada instituída, firme e atuante. “Estamos há onze meses de gestão e nesse curto intervalo, a Brigada do município de Tocantinópolis vem desempenhando um trabalho excelente e de extrema importância para nossa comunidade. Um trabalho que as vezes passa despercebido pela comunidade, mas que é, principalmente considerando nosso ecossistema, de extrema relevância para nossa cidade”, enfatizou.

O secretário frisou que há muito o que melhorar, no entanto, o prefeito Paulo Gomes está à disposição para ajudar a aprimorar as condições de trabalho por se tratar de uma profissão muito delicada e que na maioria das vezes as pessoas não teriam a coragem de enfrentar. “Acho de extremamente importância a presença das mulheres atuando na Brigada, é muito gratificante e satisfatório vê-las engajadas. Agradeço o pessoal do Prevfogo Indígena que está sempre nos auxiliando, e essa parceria tem rendido bons frutos e podem ter certeza que nesta gestão a Brigada vai estar sempre com boas iniciativas do poder executivo para melhorar cada vez o trabalho e por vias de consequências conseguirmos ofertar um serviço de qualidade à população, pois é a partir da oferta dessas qualificações que podemos melhorar e desempenhar nosso ofício”, finalizou Delvani Souza.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Prefeito Paulo Gomes Inicia Construção de Casas Populares em Tocantinópolis

Foto da notícia

Data: 19/06/2018 15:10:42 - Visualizações: 1469

Notícias Relacionadas

20/06/2018
Secretaria Municipal de Saúde de Tocantinópolis Realiza Curso de Atendimento Pré-hospitalar de Urgência e Emergência

19/06/2018
Prefeito Paulo Gomes Inicia Construção de Casas Populares em Tocantinópolis

16/06/2018
Câmara de Tocantinópolis Aprova Doação de Terreno Para Construção da Sede da Polícia Militar

13/06/2018
Prefeitura de Tocantinópolis Finaliza Primeira Turma do Projeto Hidroginástica Para Gestantes

13/06/2018
Prefeito Paulo Gomes Altera Horário de Expediente Durante os Jogos da Seleção Brasileira

12/06/2018
Operação da Polícia Civil em Tocantinópolis Resulta na Apreensão de Duas Armas e Duas Pessoas Presas

Todas as Notícias