Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Agentes da Brigada e Defesa Civil Municipal de Tocantinópolis Recebem Capacitação

Data do post: 15/11/2017 15:07:24 - Visualizações: (1519)

A Prefeitura de Tocantinópolis juntamente com a Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Meio Ambiente, promoveu de 6 a 10 de novembro, um curso de formação aos integrantes da Brigada e da Defesa Civil Municipal de Tocantinópolis. 

Dirceu LenoDurante o treinamento foram realizados o mapeamento e o gerenciamento de áreas de riscos sujeitas a desastres naturais como escorregamentos, enchentes e inundações.

A capacitação teórica e prática teve a parceria do PrevFogo/Ibama e da Brigada Indígena de Tocantinópolis. Dentre os assuntos ministrados pelo instrutor da Defesa Civil, João Carlos Lopes, da cidade de Talismã/TO, destacam a criação do Mapa das áreas de risco de desastres; o Plano de Contingência; Regimento Interno da Brigada; o Relatório de Operação Interna (ROI); e o uso de GPS e outras tecnologias, com desígnio de melhorar e construir esses documentos.

Durante a especialização, foi realizada a entrega de kits com novos uniformes para os agentes da Defesa Civil de Tocantinópolis. Cada agente recebeu dois kits contendo botas, luvas, camisetas e calças. As roupas e acessórios são de material resistente e específico para o trabalho da Defesa Civil e auxiliam na identificação rápida da população aos profissionais. “A entrega desses uniformes demonstra que o prefeito Paulo Gomes tem se empenhado em promover a melhoria da qualidade e segurança do trabalho dos servidores municipais e consequentemente do serviço que eles prestam à população”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Emivaldo Aguiar.

Dirceu LenoEmivaldo, falou sobre o objetivo da capacitação. “Tocantinópolis precisa estar preparada para possíveis situações de calamidade pública, mesmo não sendo comum situações de desastres como enchentes, terremotos e outros problemas semelhantes em nosso município, ainda assim, precisamos nos precaver de possíveis acontecimentos, por isso a importância de capacitar os agentes da Brigada e da Defesa Civil e os demais servidores municipais para que estes estejam preparados de modo que possam agir de forma correta mediante a problemas”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil do Município.

O efetivo da corporação também participou de treinamentos realizados às margens do Córrego Lajinha, onde recentemente vivenciou momentos de enchente devido à forte chuva, em aldeias apinajés, Rio Tocantins, estabelecimentos comerciais, construções civis, áreas de riscos, loteamentos, e em demais outros locais da cidade. O agente da Defesa Civil, Lucivano Ribeiro, considerou proveitosa a capacitação. “Foi bem interessante, pois abordaram de forma clara e objetiva como devemos prevenir e agir. Esse é mais um compromisso e uma responsabilidade que iremos ter, além da Brigada, agora temos o encargo de estar a par de todas as situações do município quando o assunto é Defesa Civil. O curso mediado pelo professor João Carlos, foi de grande importância e iremos dar continuidade nesse trabalho, no qual possamos continuar também com a parceria do PrevFogo Indígena”, disse.

Representante do PrevFogo Indígena, Nelson Costa, além de agradecer pelo convite destacou que o momento foi de muito aprendizado. “Agradecer em nome do PrevFogo/Ibama, de termos sido convidados a estar participando desse curso. É um certificado a mais, fora isso, é um conhecimento voltado para a questão da defesa civil, porque no nosso caso, lidamos mais com questão relacionadas à prevenção e o combate a queimadas, agora estamos aptos a atuar também quando o assunto for desastres ambientais”, ressaltou.

Dirceu LenoO secretário municipal de Administração, Finanças e Meio Ambiente, Delvani Souza destacou que ao assumir a pasta, esteve reunido diversas vezes com o coordenador Emivaldo para tratar da criação da Brigada e da Defesa Civil Municipal, e que agora se sente feliz em ver a Brigada instituída, firme e atuante. “Estamos há onze meses de gestão e nesse curto intervalo, a Brigada do município de Tocantinópolis vem desempenhando um trabalho excelente e de extrema importância para nossa comunidade. Um trabalho que as vezes passa despercebido pela comunidade, mas que é, principalmente considerando nosso ecossistema, de extrema relevância para nossa cidade”, enfatizou.

O secretário frisou que há muito o que melhorar, no entanto, o prefeito Paulo Gomes está à disposição para ajudar a aprimorar as condições de trabalho por se tratar de uma profissão muito delicada e que na maioria das vezes as pessoas não teriam a coragem de enfrentar. “Acho de extremamente importância a presença das mulheres atuando na Brigada, é muito gratificante e satisfatório vê-las engajadas. Agradeço o pessoal do Prevfogo Indígena que está sempre nos auxiliando, e essa parceria tem rendido bons frutos e podem ter certeza que nesta gestão a Brigada vai estar sempre com boas iniciativas do poder executivo para melhorar cada vez o trabalho e por vias de consequências conseguirmos ofertar um serviço de qualidade à população, pois é a partir da oferta dessas qualificações que podemos melhorar e desempenhar nosso ofício”, finalizou Delvani Souza.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis